Instituto São Fernando

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07.02.2011.Educação

II Fórum de Música Gestão Educação e Cidadania

II Fórum de Música Gestão Educação e Cidadania

Nos dias 08 e 09 de outubro e 12,13, 14 e 15 de novembro foi realizado em Vassouras (RJ) o “II Fórum de Música Educação e Cidadania.

 

O evento teve como objetivo estabelecer vínculos entre a rede da música nas esferas do aperfeiçoamento musical, da educação e da gestão cultural. Através desse tripé reuniu integrantes da cadeia produtiva da cultura, com foco na música, como gestores, empresários, produtores culturais, estudantes e profissionais de música, agentes culturais, professores do ensino formal, arte-educadores, gestores públicos, artistas, Pontos de Cultura, ONGs, Sociedades Musicais, Universidades do Estado do Rio de Janeiro e formadores de opinião., assim mais de 200 profissionais e aprendizes estavam reunidos para dar continuidade ao fortalecimento dessa rede cultural.

 

A programação que visou contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo sócio-cultural do Estado do Rio de Janeiro, com foco nas regiões Sul Fluminense e Médio Paraíba, contou com oficinas de instrumentos diversos de banda e orquestra, canto coral, lutheria de sopros e cordas, além das mesas, palestras e grupos de trabalho nos temas de educação musical e gestão cultural. Além dessas atividades, também aconteceram concertos, exibição de filme e mostra artística livre.

 

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

 

  • Concerto com a Flautista Raquel Magalhães, acompanhada da Harpista Cristina Braga e do Flautista Celso Woltzenlogel.
  • Canções que marcaram a história da televisão brasileira – Coral de Vozes da Globo com participação especial do coro do PIM

 

PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO

 

  • Apresentação do Projeto Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense (Instituto Cidade Viva, Instituto Cultural Light, Inepac/SEC RJ) - José Arnaldo Deutsher
  • Apresentação Projeto Raízes do Vale (Pontão de Integração Regional do PIM) - Vânia Matos
  •  Conceitos e Práticas do Turismo Cultural - Ana Lattanzi
  • Empreendedorismo – Sebrae Projetos Culturais, Sociais e Terceiro Setor - Raquel Moreira
  • Espetáculo Teatral – Cia Quiproquo de Teatro – Filelê Poepê – Contos Folclóricos 
  • Exibição Documentário “Contratempo” De Malú Mader e Mine Kert – ONGs que trabalham com Música.
  •  Música e Gestão - Zeca Barros
  • Musicalização nas escolas - Aspectos gerais, dúvidas, esclarecimentos e desafios – Magali Kleber
  • Oficina Educador Brincante, Feliz Estudante – Capacitação para educadores e arte-educadores Pontão de Cultura Cia Cultural Bola de Meia Celso Pan e Jacqueline Baumgratz
  • Planejamento do Ensino de Música na Escola Influência da Música na aprendizagem - Magali Kleber
  •  Política Cultural - Juana Nunes
  • Produção e Comunicação de Ações Culturais e Sociais - Ana Lattanzi
  • Quinteto de Metais dos Professores do II Fórum.
  • Quinteto Vila Lobos
  • Recursos Didáticos Pedagógicos para Musicalização, Leitura e Escrita musical da Educação Infantil às Séries Iniciais - Acácia Picoli
  • Relato da experiência da Cia Crescer e Viver de Circo / Ponto de Cultura - Vinícius Daumas
  •  Roda de Conversa / Debate aberto sobre todos os temas abordadosPresença de todos os especialistas
  • Sustentabilidade e Captação de recursos - Raquel Moreira
  • Toninho Ferragutti com participação especial de Fátima Natividade e Waltinho da Sanfona.

08.09.2010.Educação

Vivenciando a Arte

Estar em contato com a arte é sempre muito bom e conhecer novos artistas é melhor ainda. Com o intuito de tirar do anonimato artistas locais o Espaço do Educador de Vassouras promoveu a 1ª  exposição Vivenciando a Arte, com Pintores locais.

 A exposição aconteceu nos dias 24 e 25 de julho de 2010 de 9h as  21h e pode ser apreciada por moradores e turistas.

 A exposição prestigiou 08 artistas (pintores) de Vassouras, que mostram seus talentos através de maravilhosos quadros de sua autoria, cada artista irá expos 06 obras.

O Espaço do Educador é uma parceria entre Instituto São Fernando e a Prefeitura de Vassouras. O local utilizado na formação de professores da rede municipal de ensino e está localizado na Av. Exp. Oswaldo de A. Ramos, Nº 132 Centro

 Nos dias 12 e 13 de agosto 2010 a Exposição se destinou a visitação dos alunos de Vassouras onde puderam ter a oportunidade de entrar em contato com esta forma de linguagem criada pelos artistas, para expressar a realidade percebida, sentida ou imaginada.

 

Vale ressaltar que o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão de mundo e amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.

 

Vassouras: 48 obras podem ser vistas na mostra Vivenciando a Arte


12.01.2010.Educação

Redescobrindo Vassouras: como o projeto Foco aproximou a comunidade de sua história

Atividades do projeto FoCo

Atividades do projeto FoCo

Vários alunos do pré-escolar ao 5º ano da rede municipal começaram a conhecer o município de Vassouras através do projeto “Redescobrindo Vassouras”. Essas descobertas em sala de aula aconteceram em função do programa FOCO (Formação Continuada), promovido pelo Instituto São Fernando (ISF) em parceria com Prefeitura Municipal e o Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CEDAC). O programa desenvolve a formação dos professores através da atualização de conteúdos relacionados à Língua Portuguesa. O conteúdo das séries iniciais (até o 2º ano) aborda a aquisição do sistema alfabético de escrita. O conteúdo direcionado aos docentes do 3º, 4º e 5º ano, enfoca o ensino da ortografia e o desenvolvimento de habilidades de leitura dos alunos. Assim os professores utilizam a leitura como ferramenta para desenvolver o aprendizado dos alunos.

Atividades do projeto FoCo

Com o projeto “Redescobrindo Vassouras”, as aulas foram mais ricas, pois trabalharam a cultura local, proporcionando a oportunidade de descobrir e redescobrir a cidade, despertando assim o interesse dos alunos. O resultado é constatado no aprendizado dos alunos, que demonstram melhora em suas habilidades de leitura e escrita. No período que antecedeu as férias escolares, os alunos participantes do projeto “Redescobrindo Vassouras”. realizaram apresentações dos trabalhos que desenvolveram ao longo do semestre. Cada segmento desenvolveu um tipo de projeto que tinha como produtos finais: um livro, calendário e folder. Os projetos desenvolvidos foram:

  • Educação infantil e 1º anos – Livros de lendas da cidade
  • 2º ano: calendário 2010 com as festividades da cidade
  • 3º ano: Folheto turístico visite nossa cidade
  • 4º e 5º ano: livro das personalidades de Vassouras
Atividades do projeto FoCo

Atividades do projeto FoCo

O resultado foi muito positivo, tendo satisfeito os alunos, pais, professores e diretores envolvidos. A professora Adriana Brum Pereira, da Escola Thiago Costa, relatou que as crianças aprenderam muito com pesquisa, leitura, transcrição, e até mesmo com o passeio que fizeram para conhecer os pontos turísticos de Vassouras e assim comeram a produzir seus próprios textos.

“O projeto causou um impacto na comunidade, pois muitos conheciam Barra do Piraí mas desconheciam Vassouras. Até os pais dos alunos chegavam a escola e diziam: ─ Nossa. Vassouras é assim!”, comemora Tânia Marcia, Diretora da Escola Natalino de Melo.

Entre os dias 09 e 14 de dezembro as escolas reuniram seus alunos, pais e professores para apresentar as atividades feitas em sala de aula. De forma lúdica, ficou evidente que professores, alunos, pais e amigos estão aprendendo mais. O projeto Foco é uma das ações que o Instituto São Fernando apoia em Vassouras, e é apenas um dos seus exemplos de sucesso.

Márcia Helena Resende dos Santos
Analista de Educação

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12.09.2009.Educação

Instituto São Fernando estimula a alfabetização e formação da família leitora em Vassouras doando livros para creches do município

Doação de livros em creches de Vassouras, 2009

A coordenadora do ISF Deborah Levinson com crianças da creche Mariana Crioula

A atividade de leitura é fundamental para as atividades de alfabetização das crianças e ensino em geral e constitui, na vida adulta, um instrumento de trabalho essencial em muitas áreas profissionais. Além disso, é uma necessidade fundamental para as pessoas que vivem na sociedade contemporânea.

O ato de ler deve ser visto como uma forma de prazer cultivado na própria família, percorrendo a formação do leitor desde a infância até a sua formação universitária. Por serem modelos de leitores e orientadores, os professores têm um papel muito importante no desenvolvimento do aluno como leitor. A formação do hábito de leitura começa na primeira infância, quando os pais lêem para seus filhos, se desenvolve no ensino fundamental, já no início da alfabetização, e prossegue no ensino secundário, sendo que o ambiente universitário deve consolidar este aspecto do comportamento do estudante.

Para estimular uma comunidade leitora na cidade de Vassouras, formada tanto pelas famílias quanto pelos professores dos alunos, o Instituto São Fernando doou no mês de setembro 50 títulos para as bibliotecas de cinco creches do município de Vassouras. Durante a visita de doação, a Diretora do ISF Deborah Levinson conversou com as diretoras a respeito do Projeto Comunidade de Leitores. Cada gestora relatou as ações que a instituição vem realizando a esse respeito.Deborah relatou a emoção das crianças ao encontrarem no meio do pátio uma caixa bem embrulhada: “Eles saíam todos afoitos para abrir o pacote e ficavam maravilhados ao descobrirem os livros. Logo folheavam, os mais pequenininhos até mordiam as folhas de tecido, foi encantador”, constata Deborah.

Doação de livros em creches de Vassouras, 2009

Crianças da creche Mariana Crioula

A professora Luciana Alves Pereira , diretora da Creche Municipal São Vicente de Paula, relata que as professoras realizam leitura para os alunos três vezes na semana, ora dentro de sala ora no pátio com todas as turmas e com auxílio de fantoches e ou fantasias. Na última quinta-feira de cada mês, uma mãe é selecionada para contar histórias na creche para todos os alunos. E toda sexta-feira é enviada para casa uma sacola com livro para leitura. Nesta sacola também vai um caderno de registros para que os alunos e familiares possam anotar como aconteceu essa leitura e tudo o que esse momento proporcionou. Outro evento promovido é a leitura por um familiar, em que um membro de uma família é convidado para ir até a instituição para fazer uma leitura previamente escolhida e preparada para as crianças. Algumas creches já conseguiram estabelecer uma sala de leitura, e outras possuem os “cantinhos de leitura”.

Rita Brum, Coordenadora Pedagógica das creches municipais de Vassouras, relatou extrema satisfação com o trabalho que vem sendo realizado nas instituições, apesar de todas as limitações pedagógicas, logísticas e culturais ainda existentes. Deborah Levinson também mostrou satisfação e alegria em estar junto das crianças neste momento tão importante, e agradeceu o apoio dado dizendo que tudo foi muito bem organizado e que a recepção pelos profissionais e crianças muito cuidadosa. “É um alimento para a alma a felicidade com que todos (profissionais e crianças) receberam os livros. Obrigada pelo carinho”, agradeceu Deborah.

Vale lembrar que o processo de leitura é complexo e ativo, logo para a formação do leitor pleno há um longo percurso e requer o apoio constante dos pais e professores aos alunos, introduzindo os livros no cotidiano familiar e escolar destas crianças.


10.09.2009.Educação

Turmas de Apoio: um novo conceito para a política educacional do município de Vassouras

Teve início em setembro o projeto Turmas de Apoio, que conta com o suporte do Instituto São Fernando e do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CEDAC).

Milou Sequerra, Coordenadora Regional de Língua Portuguesa do CEDAC, explica que os grupos de apoio são espaços de aprendizagem voltados para os alunos que ainda não se alfabetizaram, apesar de já estarem em séries mais adiantadas do Ensino Fundamental (a partir do segundo ano). O projeto ocorre paralelamente ao trabalho da classe regular. Além das aulas tradicionais que frequenta em sua classe, o aluno desses grupos tem aulas específicas, fora do horário de aula (em alguns casos), no qual se trabalha sua dificuldade específica. “A inovação do projeto reside no fato de o mesmo ser uma ação constante no município, enquanto o projeto Correção de Fluxo é uma iniciativa temporária, enquanto houver grandes distorções idade-série”, ressalta Deborah Levinson, Diretora Executiva do Instituto São Fernando. O seu objetivo é estancar a quantidade de alunos repetentes que depois precisam ser readequados no projeto Correção de Fluxo.

Participam deste projeto alunos do primeiro segmento do ensino fundamental das redes municipal e estadual. Esses alunos estão nas séries em que já se pressupõe maior autonomia para ler e escrever (a partir do segundo ano) e que ainda não conseguem fazê-lo, por não dominarem o princípio alfabético. As aulas ocorrem duas vezes por semana, têm a duração de duas horas e são ministradas por uma professora especialmente designada para essa função. As professoras dos grupos de apoio contam com espaço de formação específico para instrumentalizá-las para esse trabalho.

Denise Calixto Mandaro, Gerente de Ensino da Coordenadoria Centro Sul II, argumenta que, mesmo sabendo que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases esta responsabilidade seria da rede municipal, quando se é educador tudo o que se quer, é que os alunos tanto no âmbito municipal quanto estadual possam ter as mesmas chances de aprendizagem. “Se temos condições de fazermos parcerias, devemos fazê-las sem demora”, defende Denise. A professora Rute Pereira de Oliveira destaca o caráter humanista do projeto: “É muito bom ver os alunos caminharem, atuar no processo antes de esperar o mau resultado. Antes os professores só reclamavam, agora têm uma ação que atua na causa do problema, intervindo antes de chegar ao fim do ano para reprovar o aluno.”

Segundo Denise Brandão da Silva, Coordenadora da Secretaria de Educação do município de Vassouras, os alunos estão gostando das Turmas de Apoio; há inclusive alunos não contemplados que também querem ir para o Grupo de Apoio, pois ali vislumbram possibilidade de progresso, diferente da sala de aula tradicional. “Havia alunos de 5.º ano (antiga 4.ª série) que não sabiam ler. Viravam ótimos copistas. Há o caso de um aluno que agora está se destacando no Grupo de Apoio, e por isso não quer mais sair do grupo, é um momento onde ele tem sucesso”, relata Denise. Jussara Pereira da Costa, Diretora da Escola Municipal Prefeito Pedro Ivo da Costa, exemplifica o sucesso do projeto com o caso de um aluno que foi indicado para uma Turma de Apoio, por não saber ler na sala de aula tradicional. Entretanto, o aluno já sabia ler, só não conseguia ler no ambiente tradicional. Devido a uma nova forma de conduzir o processo, e por estar em um grupo menor, ele conseguiu superar sua dificuldade.

Dentre os resultados que advirão do projeto, espera-se que os alunos tenham condições de superar suas dificuldades, que possam dominar as etapas necessárias para que se tornem capazes de reconhecer as palavras até o final do ano letivo, através da leitura e da escrita. Já aqueles que estão em distorção idade-série, poderão continuar, no próximo ano, no projeto Correção de Fluxo. Mais que isso, Denise Calixto defende que esses alunos sairão do marasmo escolar, da falta de perspectiva, e descobrirão como é gostoso aprender, como é interessante ler o mundo também usando as palavras escritas, colocando letras nos seus pensamentos. “Pois, como disse Paulo Freire, começamos a ler o mundo antes de lermos as palavras; no entanto, quando conhecemos e dominamos a palavra escrita, quanto mais conhecimentos passamos a adquirir”, cita Denise.

Para o futuro, a proposta é que o projeto seja incorporado em caráter permanente em todas as escolas, e que ao mesmo tempo sejam criadas novas formas de educar, para que se possa obter o sucesso garantido dos alunos no decorrer do tempo. Milou Sequerra afirma que, em 2010, além dos grupos de apoio de alfabetização, também está planejada a implantação de Correção de Fluxo, para responder ao grande número de alunos da rede que se encontram defasados por terem idade superior à faixa etária da série que cursam.

Segundo a Secretária Municipal de Educação Vania Cristina Baptista, o projeto é muito auspicioso, porém existe ainda um grande gargalo, que é a falta de professores para compor mais grupos, o que pode comprometer a sua eficácia. “Já estamos em andamento, o prefeito já está analisando o impacto das contratações junto às Secretarias de Administração e Fazenda”, adianta Vania.


12.08.2009.Educação

Correção de Fluxo: uma nova proposta de política educacional para o município de Vassouras

Foi iniciado em fevereiro de 2009 o planejamento do projeto Correção de Fluxo, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação do município de Vassouras, o Instituto São Fernando e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O objetivo do projeto é diminuir o alto índice de alunos em defasagem idade-série, buscando diminuir os índices de repetência e evasão escolar.

Este projeto é um esforço importante e necessário para complementar a Política Educacional dos projetos de Formação Continuada de educadores e Turmas de Apoio, uma vez que, tendo preparado os professores e corrigido as distorções emergenciais de alfabetização, é necessário restabelecer a série de acordo com as idades dos alunos. Com estes três projetos será possível estancar os maus índices de educação do município de Vassouras no longo prazo. Segundo a educadora Elaine Ana Ferreira, muitos conteúdos da escola formal precisam ser substituídos para que o projeto Correção de Fluxo se consolide, uma vez que receberá alunos com idade mais avançada.

Este debate vem sendo promovido desde o início do ano. Em 30 de março foi realizada a primeira visita do CENPEC ao município, a fim de discutir o projeto Correção de Fluxo com o Prefeito, a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Câmara de Vereadores e Coordenadoria Estadual de Educação (CEE). O ISF teve papel fundamental na mobilização deste encontro. Em 24 de junho houve uma segunda visita com representantes da SME e CEE, a fim de discutir em detalhes a metodologia do trabalho. Finalmente, nos dias 10 e 11 de setembro, a professora Vanda Noventa, do CENPEC, realizou reunião com gestores do município e equipes pedagógicas envolvidas.

Acompanhe em nosso site a evolução do projeto Correção de Fluxo.