Aconteceu entre os dias 17 e 26 de julho de 2009 a sétima edição do Festival do Vale do Café, projeto de caráter permanente que já recebeu mais de 500 mil pessoas desde sua implementação, em 2003. O festival, que conta com o patrocínio e articulação do Instituto São Fernando, tem como objetivos criar um pólo turístico cultural e acelerar o desenvolvimento econômico da Região do Vale do Café, que abrange os municípios de: Vassouras, Valença, Mendes, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Barra do Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Piraí, Paracambi, Rio das Flores e Pinheiral.
Como era de se esperar, o Festival Vale do Café vem promovendo um grande desenvolvimento econômico da região. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae/RJ, graças ao Festival a rede hoteleira vem procurando especializar seus funcionários para atender cada vez melhor o turista, além de contratar pessoal excedente durante o evento, que tem duração de 10 dias. Outro fator importante, segundo a mesma pesquisa, é a unanimidade da satisfação do público presente com o evento e da promessa de retornar na edição do próximo ano, o que garante hotéis ocupados e circulação monetária crescente a cada ano.
A produção do evento conta ainda com o apoio institucional da Preservale, tanto junto aos fazendeiros quanto junto às entidades de fomento (Secretarias estaduais, Ministérios, Sebrae, etc.). Em 2009, o Preservale firmou um termo de parceria com a Backstage, empresa produtora do evento, tornando-se efetivamente parceiros institucionais do Festival do Vale do Café. Beatriz Castro Alves, representante da Backstage, afirma que para as próximas versões do Festival a intenção é ampliá-lo cada vez mais pelos municípios da região, destacando a cultura de qualidade existente na região: Cortejo de Tradições, Orquestras de Barra Mansa e Volta Redonda. Com isso, as atrações ficarão cada vez mais descentralizadas e diversificadas. Deborah Levinson, Diretora Executiva do Instituto São Fernando, também aponta a necessidade de aproximar cada vez mais a comunidade local do evento, com atrações que sejam do seu interesse.
Sonia Matos, Diretora Executiva do Preservale, relata que já está em fase de diálogos com a Backstage e os idealizadores do evento, a harpista Cristina Braga e o violonista Turíbio dos Santos, no sentido de incorporar na programação a gastronomia regional e atrativos tradicionais como as cavalgadas, visando ampliar o leque de interesses que possa atrair um público diferenciado, inclusive em termos de faixa etária. Outra ideia que vem sendo desenvolvida é a de criar na região opções de entretenimento que não incidam diretamente no orçamento do festival, mas que possam ser estimuladas junto às prefeituras e empreendedores locais, aumentando as opções de roteiros e atividades durante o período do festival. As comunidades locais devem sempre ser envolvidas, o que contribui ainda mais para o aumento do apoio institucional e político ao evento.
Para mais informações sobre o evento, clique aqui.
Para mais detalhes técnicos do projeto, acesse o Projeto Festival Vale do Café.