Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Como surgimos - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Como surgimos

img_comosurgimos

O Instituto São Fernando foi criado em 2001, a partir da iniciativa de recuperar um símbolo de prosperidade na região de Vassouras: a Fazenda São Fernando, no distrito de Massambará.

Fundada no início do século XIX, por Luis dos Santos Werneck, a fazenda foi grande produtora de café e viveu o apogeu do ciclo cafeeiro. Por volta de 1840, quando o Brasil chegou a exportar quase 3,5 milhões de sacas, a região de Vassouras respondia por quase 70% da produção nacional. Não por acaso, o município ficou conhecido como Princesinha do Café. Ainda naquele século, porém, veio a crise.

Ao longo do tempo, a Fazenda São Fernando teve outros donos. Em alguns períodos, suas terras se ampliaram com a compra de outras áreas. Em outros, sofreram desmembramentos. Hoje, a fazenda tem cem alqueires, tendo sido restaurada por seu atual proprietário, Ronaldo Cezar Coelho, fundador e conselheiro do ISF.

Sua produção está voltada para a agricultura orgânica, a produção de leite e a caprinocultura. A sede histórica foi reformada com base em pesquisa multidisciplinar realizada por arquitetos, historiadores, arqueólogos e outros técnicos. Com isso, a bela construção retomou suas características do século passado, influenciadas pelo estilo neoclássico. Além disso, toda a história da propriedade foi recuperada.

A recuperação da fazenda perpetua uma história marcada por realizações bem-sucedidas e superação de dificuldades. Por isso mesmo, inspirou a criação do ISF e tornou-se sua sede. Seu patrimônio é a origem de uma série de programas de cunho educacional, ecológico e patrimônio histórico que visam a contribuir para a evolução da sociedade. Ali nasceu o piloto do projeto Orgânicos do Vale, de incentivo à agricultura orgânica, que se disseminou pela região, atraindo outros produtores. O antigo casarão, por sua vez, inspirou projetos de incentivo ao turismo histórico: a fazenda está aberta a visitações escolares durante todo o ano, uma iniciativa que tornou a Fazenda São Fernando pioneira na utilização de propriedades rurais como atração turística na região, dando origem ao  Preservale.

A fazenda se tornou também cenário de filmes e novelas, chamando a atenção do público brasileiro para o patrimônio arquitetônico e a beleza natural da região. Hoje, sua história se confunde com a história do Instituto São Fernando.

Fundada no início do século XIX, a fazenda foi grande produtora de café e viveu o apogeu do ciclo cafeeiro.