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Fórum de Políticas Públicas - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Fórum de Políticas Públicas

São muitas as iniciativas de investimento social privado na área da educação, no entanto são poucos os espaços para se dividir informações, e enfrentar colaborativamente questões controversas, que dividem estudiosos de diversas disciplinas (além de pedagogos, economistas, psicólogos, etc.), gestores de políticas públicas nessa área e instituições não governamentais.

O projeto ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Se você se interessa por esse projeto, e acha que pode contribuir, por favor nos escreva.

Escopo

O desafio brasileiro é o da oferta de uma escolaridade que crie condições de aprendizagem. Para avançar neste campo é preciso dar a devida importância às questões relativas tanto ao nível micro, em sala de aula, quanto ao nível macro, da organização e gestão dos sistemas escolares. Ou ainda no nível intermediário, das unidades escolares. Para superar a dicotomia usual em que alguns profissionais só aprofundam o dia a dia pedagógico, e outros só se preocupam com a agilidade macro dos sistemas, o passo a ser dado é, justamente, a criação de um diálogo entre estas instâncias para gerar conhecimento decorrente da intersecção existente.

Quais os métodos e estratégias de ensino-aprendizado disponíveis, quais suas vantagens e desvantagens? Como avançar na formação de novas gerações de professores, ao mesmo tempo em que melhoramos a qualidade dos atuais? O que sabemos acerca dos impactos de modelos de gestão escolar sobre a qualidade do ensino? Como aperfeiçoar os sistemas de avaliação e como traduzir as informações que fornecem em insumos para estratégias de ensino-aprendizado? O que podemos aprender com a experiência de outros países?

É para questões como essas que queremos buscar, senão respostas definitivas, pelo menos respostas provisórias, fundamentadas no melhor conhecimento disponível. E com isso beneficiar as políticas públicas, o investimento social privado e a pauta de pesquisa na área da educação básica. Nosso público-alvo é composto, portanto, de operadores da educação (professores, diretores, etc), gestores da educação (secretários, coordenadores de ensino, etc) e ativistas da educação (profissionais das diversas ONGs que atuam na área). Nosso desafio é construir uma ponte, de mão dupla, entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento mais colado à prática da educação, gerando um conhecimento ampliado e compartilhado por ambos os “lados”.

Resultados

Este projeto ainda se encontra em fase de concepção. Dentre as possibilidades de temas a serem abordados, destacam-se:

  • Os limites e possibilidades dos materiais didáticos na aprendizagem dos alunos.
  • Tecnologia e aprendizagem (laptops OLPC)
  • A aprendizagem do professor X aprendizagem dos alunos
  • A coerência entre os níveis de ensino: educ. infantil; ensino fundamental I e II
  • A formação do aluno: currículo, aprendizagens e avaliação (provas)
  • A gestão de um espaço voltado para a aprendizagem
  • Remuneração Variável (Bonificação) para Educadores.
  • Avaliação de escolas e de alunos.
  • Formação Continuada de educadores.
  • Déficit Familiar. Como envolver a comunidade e família no processo de aprendizagem?
  • Valorização da educação.

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