Instituto São Fernando

Fórum de Políticas Públicas

São muitas as iniciativas de investimento social privado na área da educação, no entanto são poucos os espaços para se dividir informações, e enfrentar colaborativamente questões controversas, que dividem estudiosos de diversas disciplinas (além de pedagogos, economistas, psicólogos, etc.), gestores de políticas públicas nessa área e instituições não governamentais.

O projeto ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Se você se interessa por esse projeto, e acha que pode contribuir, por favor nos escreva.

Escopo

O desafio brasileiro é o da oferta de uma escolaridade que crie condições de aprendizagem. Para avançar neste campo é preciso dar a devida importância às questões relativas tanto ao nível micro, em sala de aula, quanto ao nível macro, da organização e gestão dos sistemas escolares. Ou ainda no nível intermediário, das unidades escolares. Para superar a dicotomia usual em que alguns profissionais só aprofundam o dia a dia pedagógico, e outros só se preocupam com a agilidade macro dos sistemas, o passo a ser dado é, justamente, a criação de um diálogo entre estas instâncias para gerar conhecimento decorrente da intersecção existente.

Quais os métodos e estratégias de ensino-aprendizado disponíveis, quais suas vantagens e desvantagens? Como avançar na formação de novas gerações de professores, ao mesmo tempo em que melhoramos a qualidade dos atuais? O que sabemos acerca dos impactos de modelos de gestão escolar sobre a qualidade do ensino? Como aperfeiçoar os sistemas de avaliação e como traduzir as informações que fornecem em insumos para estratégias de ensino-aprendizado? O que podemos aprender com a experiência de outros países?

É para questões como essas que queremos buscar, senão respostas definitivas, pelo menos respostas provisórias, fundamentadas no melhor conhecimento disponível. E com isso beneficiar as políticas públicas, o investimento social privado e a pauta de pesquisa na área da educação básica. Nosso público-alvo é composto, portanto, de operadores da educação (professores, diretores, etc), gestores da educação (secretários, coordenadores de ensino, etc) e ativistas da educação (profissionais das diversas ONGs que atuam na área). Nosso desafio é construir uma ponte, de mão dupla, entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento mais colado à prática da educação, gerando um conhecimento ampliado e compartilhado por ambos os “lados”.

Resultados

Este projeto ainda se encontra em fase de concepção. Dentre as possibilidades de temas a serem abordados, destacam-se:

  • Os limites e possibilidades dos materiais didáticos na aprendizagem dos alunos.
  • Tecnologia e aprendizagem (laptops OLPC)
  • A aprendizagem do professor X aprendizagem dos alunos
  • A coerência entre os níveis de ensino: educ. infantil; ensino fundamental I e II
  • A formação do aluno: currículo, aprendizagens e avaliação (provas)
  • A gestão de um espaço voltado para a aprendizagem
  • Remuneração Variável (Bonificação) para Educadores.
  • Avaliação de escolas e de alunos.
  • Formação Continuada de educadores.
  • Déficit Familiar. Como envolver a comunidade e família no processo de aprendizagem?
  • Valorização da educação.

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