São muitas as iniciativas de investimento social privado na área da educação, no entanto são poucos os espaços para se dividir informações, e enfrentar colaborativamente questões controversas, que dividem estudiosos de diversas disciplinas (além de pedagogos, economistas, psicólogos, etc.), gestores de políticas públicas nessa área e instituições não governamentais.
O projeto ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Se você se interessa por esse projeto, e acha que pode contribuir, por favor nos escreva.
Escopo
O desafio brasileiro é o da oferta de uma escolaridade que crie condições de aprendizagem. Para avançar neste campo é preciso dar a devida importância às questões relativas tanto ao nível micro, em sala de aula, quanto ao nível macro, da organização e gestão dos sistemas escolares. Ou ainda no nível intermediário, das unidades escolares. Para superar a dicotomia usual em que alguns profissionais só aprofundam o dia a dia pedagógico, e outros só se preocupam com a agilidade macro dos sistemas, o passo a ser dado é, justamente, a criação de um diálogo entre estas instâncias para gerar conhecimento decorrente da intersecção existente.
Quais os métodos e estratégias de ensino-aprendizado disponíveis, quais suas vantagens e desvantagens? Como avançar na formação de novas gerações de professores, ao mesmo tempo em que melhoramos a qualidade dos atuais? O que sabemos acerca dos impactos de modelos de gestão escolar sobre a qualidade do ensino? Como aperfeiçoar os sistemas de avaliação e como traduzir as informações que fornecem em insumos para estratégias de ensino-aprendizado? O que podemos aprender com a experiência de outros países?
É para questões como essas que queremos buscar, senão respostas definitivas, pelo menos respostas provisórias, fundamentadas no melhor conhecimento disponível. E com isso beneficiar as políticas públicas, o investimento social privado e a pauta de pesquisa na área da educação básica. Nosso público-alvo é composto, portanto, de operadores da educação (professores, diretores, etc), gestores da educação (secretários, coordenadores de ensino, etc) e ativistas da educação (profissionais das diversas ONGs que atuam na área). Nosso desafio é construir uma ponte, de mão dupla, entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento mais colado à prática da educação, gerando um conhecimento ampliado e compartilhado por ambos os “lados”.
Resultados
Este projeto ainda se encontra em fase de concepção. Dentre as possibilidades de temas a serem abordados, destacam-se:
- Os limites e possibilidades dos materiais didáticos na aprendizagem dos alunos.
- Tecnologia e aprendizagem (laptops OLPC)
- A aprendizagem do professor X aprendizagem dos alunos
- A coerência entre os níveis de ensino: educ. infantil; ensino fundamental I e II
- A formação do aluno: currículo, aprendizagens e avaliação (provas)
- A gestão de um espaço voltado para a aprendizagem
- Remuneração Variável (Bonificação) para Educadores.
- Avaliação de escolas e de alunos.
- Formação Continuada de educadores.
- Déficit Familiar. Como envolver a comunidade e família no processo de aprendizagem?
- Valorização da educação.