Instituto São Fernando

Quem somos


Ronaldo Cezar Coelho

Conselheiro e Fundador do ISF

Formado em direito pela PUC-RJ, Ronaldo Cezar Coelho fundou em 1970 o Grupo Multiplic, ao qual se dedicou até 1985, quando o presidia. Em 1986, elegeu-se deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Nos anos 80, ainda como empresário, apoiou as articulações que resultaram na vitória de Tancredo Neves, marcando o fim do regime militar no país.

Participante do grupo progressista integrado por Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Artur da Távola e José Serra, Ronaldo fundou o PSDB em 1988, sendo presidente do partido no Rio de Janeiro até 1993. Durante a elaboração da Constituição em 1988, Ronaldo apresentou a lei que estipula multa de 40% sobre o FGTS para os trabalhadores demitidos sem justa causa. Em 1990, na eleição para governador do Estado do Rio de Janeiro, recebeu quase meio milhão de votos.

Várias leis fundamentais para a área de saúde foram aprovadas com sua participação como vice-líder do governo Fernando Henrique Cardoso e relator e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara dos Deputados. Destacam-se a Lei do Sangue, a legislação sobre remédios genéricos e a regulamentação dos planos de saúde. Outro projeto que conduziu foi o da modernização do esporte brasileiro (Lei Pelé).

Como Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (2001-2006), Ronaldo desenvolveu o projeto pioneiro Remédios em Casa, reproduzido em diversos estados, e construiu o Hospital de Acari, com inovadora gestão terceirizada. Foi ainda Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (1995-1996), atraindo uma série de grandes projetos econômicos e industriais para o estado, entre eles a fábrica da Volkswagen em Resende.

Ronaldo vê seu trabalho hoje à frente do ISF como uma oportunidade de unir suas experiências na iniciativa privada e seus compromissos assumidos na vida pública, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e democráticas.

Veja aqui um artigo sobre Parcerias Público Privadas.

Veja aqui uma apresentação sobre o artigo.

Veja aqui um artigo sobre aspectos do desenvolvimento humano brasileiro.


Guilherme Coelho

Diretor e Conselheiro

Guilherme Coelho é diretor e produtor de cinema e TV. Em 2009 foi produtor executivo de Cildo, dirigido por Gustavo Moura; Moscou, dirigido por Eduardo Coutinho; e 5+5+5+ dirigido por Rodrigo Lamounier. Em 2007, dirigiu e foi co-roterista de PQD, documentário sobre jovens brasileiros no serviço militar. No mesmo ano, foi produtor executivo de Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho. Em 2006, dirigiu o programa “Houve Uma Vez um Verão em Bangu”, com Marcelo Madureira e Arthur Dapieve, para o canal GNT. Em 2005 co-dirigiu com Nathaniel Leclery o videoclipe Exército do Rap, prêmio de melhor clipe de rap no VMB (MTV).

Em 2004, Guilherme produziu e dirigiu o documentário Fernando Lemos, Atrás da Imagem, sobre vida e obra do artista plástico português radicado em São Paulo. Naquele mesmo ano, escreveu e dirigiu a série Orgânicos, sobre agricultura orgânica, exibida no RJ TV no sul fluminense; e co-dirigiu o documentário Nelson Leirner, sobre o artista paulista.

Em 2003, dirigiu o documentário Fala Tu, com o qual ganhou o prêmio de melhor direção e melhor documentário (júri popular) no Festival do Rio naquele ano. O filme mostra a rotina de três moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro e foi selecionado para os festivais de Berlim (2004), Roterdam (2004) e Miami International (2004), entre outros.

Veja aqui um artigo sobre aspectos do desenvolvimento humano brasileiro.


Luiz Paulo de Amorim

Diretor Financeiro

Luiz Paulo de Amorim é membro do conselho curador do Instituto São Fernando e gerente geral da Samambaia Empreendimentos e Participações Ltda, holding controladora do Grupo Multiplic. É responsável pela administração e alocação dos recursos financeiros da holding e tem sob sua gestão a administração da Fazenda São Fernando, sede do Instituto São Fernando, em Vassouras (RJ).

Começou a trabalhar no Multiplic em 1986, como gerente financeiro, passando a controlar as atividades da tesouraria nas áreas financeira, comercial, agropecuária, aviação, mineração e cinema. Acompanhou a fundação do ISF, colaborando no desenvolvimento de ações e programas.

Em 2001, exerceu o cargo de diretor-gerente geral da Agência de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (AD-Rio), atuando em projetos de desenvolvimento agro-sustentáveis em municípios do noroeste fluminense. Foi também assessor financeiro da presidência da Cedae em 1997, na gestão de José Maurício Nolasco, atual presidente do Tribunal de Contas do Estado.

De 1994 a 2006, Luiz Paulo participou de todas as campanhas do deputado federal Ronaldo Cezar Coelho como coordenador financeiro e responsável pela prestação de contas de campanha junto ao Tribunal Regional Eleitoral, obtendo aprovação sem ressalvas.

É formado em ciências contábeis pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em finanças corporativas.


Alice Matheus Correia

Assistente Executiva

Atualmente cursando Gestão de Organizações Sociais na FGV-RJ, Alice atua como Assistente Executiva do Instituto São Fernando desde 2008, exercendo atividades de gerenciamento interno do Instituto: contas a pagar e receber, recrutamento e seleção, gestão de fornecedores, comunicação interna e apoio à Direção. Alice também atuou na Gestão Administrativa da Fundação Darcy Ribeiro e do Estúdio Chocolate.


Marcia Helena Resende dos Santos

Analista de Educação

Pedagoga, Marcia atua como Analista Regional em Educação do Instituto São Fernando desde 2009, exercendo atividades de levantamento de dados das escolas municipais e estaduais em Vassouras. Em Paragominas (PA) atuou como: professora de ensino fundamental nas séries iniciais e educação especial, assessora pedagógica na secretaria municipal de educação, produtora local do Programa Escola que Vale e responsável pela Casa do Professor (CEDAC).


Faça parte da nossa equipe

O Instituto São Fernando está buscando profissionais com os seguintes perfis:

Para envio de currículo por favor clique aqui.