O Instituto São Fernando apoia a realização do Festival Vale do Café desde sua primeira edição, em 2003. Trata-se de um evento de música instrumental brasileira que se destaca pela originalidade e que anualmente – na segunda quinzena de julho – atrai à região centenas de visitantes, impulsionando o turismo local.
Durante a temporada do festival, as cidades da região passam a respirar música. Concertos acontecem em praças públicas, igrejas e fazendas históricas. O encantador Cortejo de Tradições segue pelas ruas com manifestações de cultura popular, como jongo, capoeira e folia de reis. Além disso, contadores de histórias convidam o público a participar de divertidas “rodas de causos” em torno de uma fogueira no centro histórico de Vassouras.
O festival oferece também palestras e cursos de música para visitantes e moradores, inclusive por meio de bolsas. Com a orientação de renomados professores, os participantes têm a chance de aprimorar seus dons artísticos em diversos instrumentos.
Idealizado por Cristina Braga, primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e com direção artística de Turíbio Santos, um dos maiores violonistas clássicos brasileiros contemporâneos. Desde então, recebeu mais de 400 mil pessoas. O evento envolve cerca de 600 profissionais e beneficia quase mil alunos de música.
Escopo
O Festival é uma grande celebração da música, história e natureza, aliada sempre ao respeito pelas raízes e pelo patrimônio histórico da região. Praças, igrejas e fazendas históricas – verdadeiros palacetes incrustados na Mata Atlântica são cenário do Festival Vale do Café. Dentre as atrações deste evento, destacaram-se:
- Concertos nas fazendas = Com uma cuidadosa seleção de concertos, o público tem a oportunidade de visitar as fazendas históricas da região e assistir a concertos com o que temos de melhor da música instrumental brasileira;
- Shows em praças públicas = Apresentações para o grande público de uma qualificada programação que percorreu as praças públicas dos diversos municípios da região do Vale do Café;
- Cortejos de tradições populares locais = Em um grande desfile popular, o Cortejo de Tradições se destaca pela beleza e encantamento das manifestações de cultura popular do Vale do Paraíba, berço das culturas populares brasileiras;
- Café Cultural O Globo = Localizado na Casa de Cultura de Vassouras, o espaço, direcionado às palestras que abordaram temas ligados à cultura histórica da região, ao cultivo do café e à música instrumental brasileira, serve também como ponto de encontro para aqueles que gostam de apreciar um bom café em um ambiente agradável localizado no Centro Histórico de Vassouras.
- Aulas de música para alunos de todo o país = Destinadas a alunos bolsistas, que têm a chance de aprimorar seus dotes artísticos com renomados professores dos mais variados instrumentos musicais, de harpa a canto, passando por saxofone, violoncelo entre muitos outros.
Um dos objetivos mais importantes do Festival do Vale do Café é estimular a arte e a criação junto à comunidade de baixa renda, envolvendo a população local na confecção de figurinos, adereços e estandarte para o cortejo de tradições. Além disso, como contrapartida social o Festival concede bolsas de estudo à comunidade carente local.
Resultados
Desde a sua primeira edição em 2003, o evento mobilizou 800 músicos, enquanto suas oficinas musicais treinaram mais de 1.200 alunos.