Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Programa de Integração pela Música (PIM) - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Programa de Integração pela Música (PIM)

Desde sua criação, em 2001, o Instituto São Fernando apoia o Programa de Integração pela Música (PIM), que oferece aulas de diversos instrumentos a 800 alunos com idades entre 6 e 80 anos, muitos deles provenientes de famílias de baixa renda dos municípios de Vassouras, Paulo de Frontin e Mendes. Entre outras atividades, o PIM mantém um coral, uma orquestra sinfônica, uma orquestra de violinos e o grupo de percussão PIM Lata. Os músicos se apresentam em festivais da região do Vale do Café e no Rio de Janeiro, sempre com grande sucesso.

O PIM foi idealizado pelo maestro Claudio Pereira Moreira. Seu êxito é reconhecido pela UNESCO, que o chancela, e pelo Ministério da Cultura, que o identificou como Ponto de Cultura, dentro do programa Cultura Viva, de fortalecimento de tradições / identidade regional em diversos municípios do Brasil.

Em 2008, o PIM recebeu apoio também do Criança Esperança, campanha da Rede Globo em parceria com a UNESCO. A coordenadora do PIM, Célia de Fátima Pinheiro Moreira, afirma: “A primeira instituição privada que conseguiu vislumbrar nosso potencial foi o Instituto São Fernando, parceiro que acreditou no futuro do PIM e contribui de maneira fundamental para a ampliação e continuidade do nosso trabalho.” Para conhecer mais sobre este projeto, clique aqui.

notícias relacionadas