Projeto inovador no portfólio do Instituto São Fernando, o Vida Marinha tenta conjugar regulação da pesca com recuperação dos mangues no ecossistema costeiro e marinho da Baía de Paraty e da Baía da Ribeira, no Estado do Rio de Janeiro. Este projeto é importante para o Instituto São Fernando, pois estimula o poder público e a comunidade local a fomentarem as condições de sustentabilidade e o bem estar do ecossistema costeiro do Sul Fluminense. Além disso, possibilita o aumento da renda dos pescadores graças ao aumento da quantidade e qualidade de frutos do mar.
Escopo
O projeto tem os seguintes objetivos:
- Introduzir, desenvolver e perpetuar práticas que preservarão o equilíbrio deste delicado ecossistema costeiro e marinho da Baía de Parati e da Baía da Ribeira.
- Recuperar, conservar e gerenciar os manguezais.
- Introduzir propostas de educação ambiental relativas aos manguezais na região.
- Monitorar as áreas de interesse do projeto (em parceria com o projeto Olho Verde) e demais áreas da região.
- Melhorar a vida dos pescadores por meio de oportunidades e alternativas de renda que sejam economicamente viáveis, ecologicamente sustentáveis, politicamente corretas, socialmente justas, tecnicamente executáveis.
- Divulgar a metodologia do projeto para ser replicada em outros projetos semelhantes nas diferentes regiões costeiras do Brasil.
- Fomentar políticas públicas que viabilizem as metas ambientais e socioeconômicas do projeto.
Resultados
O projeto ainda está em fase de planejamento. Em breve serão apresentados os primeiros resultados.