Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Marco Zero - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Marco Zero


Para a implantação bem sucedida do projeto Formação Continuada (FoCo), é essencial o conhecimento da realidade do ensino fundamental no município fluminense de Vassouras. Para isso, o Instituto São Fernando criou o projeto Marco Zero, cujo objetivo é traçar um diagnóstico dos conhecimentos e das capacidades dos estudantes e monitorá-los, contribuindo, assim, para a construção de políticas e práticas que levem à melhoria do ensino local.

Escopo

O principal objetivo do projeto é avaliar a contribuição do Programa de Formação Continuada de Educadores (FoCo) à adoção de novas práticas no ensino de Leitura e Escrita dos professores participantes

Esse diagnóstico foi feito com base na pesquisa “Escola, Leitura e Escrita em Vassouras”, realizada pela PUC-Rio/ Departamento de Educação, por iniciativa do ISF. A pesquisa avaliou todas as escolas municipais e estaduais e 1.500 estudantes do município em novembro de 2007. Os dados foram utilizados para medir e acompanhar o sucesso das atividades do projeto FoCo e embasar futuros trabalhos. Por isso, consideramos essa iniciativa o “marco zero” de nossa atuação.

Na pesquisa, 1.500 alunos do terceiro e do sexto ano do ensino fundamental foram submetidos à avaliação desenvolvida pelo projeto Geres, um consórcio de seis universidades, entre elas a PUC-Rio / Laboratório da Avaliação da Educação – Laed. Testado e aprovado em outras cidades brasileiras, o Geres oferece uma metodologia mais completa que a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação.

Os testes foram aplicados por estudantes de Letras e Pedagogia da Universidade Severino Sombra (Vassouras). Assim, os universitários tiveram a oportunidade de se envolver com a realidade das escolas da cidade e conhecer melhor as instituições de ensino, o que contribuiu para sua qualificação profissional.

Resultados

No início do ano letivo de 2008, os resultados da pesquisa foram apresentados pela PUC-Rio e analisados em oficinas específicas, conduzidas pelo Cedac, com a participação das equipes técnicas das secretarias municipal e estadual de Educação, bem como de professores e diretores, de modo que eles puderam dar início à construção de metas a serem atingidas nos próximos anos letivos.

O ISF também oferece outras oportunidades para os educadores de Vassouras enfrentarem o desafio que têm pela frente. Como segundo instrumento do Marco Zero, realizamos em junho de 2008 uma oficina intitulada Da Avaliação para a Ação, oferecida a professores do terceiro e quarto anos, orientadores pedagógicos, orientadores educacionais, diretores e equipe técnica das redes municipal e estadual em Vassouras, e conduzida pelo Caed/UFJF.

O objetivo da oficina foi aprofundar a compreensão dos educadores sobre os resultados da pesquisa e, a partir desse conhecimento, levá-los a refletir sobre sua atuação e a construir estratégias para melhorar o desempenho dos alunos.

Numa terceira ação do Marco Zero, professores do primeiro ao quinto ano responderam, em julho, a um questionário elaborado pela PUC-Rio, o que permitiu conhecer a fundo suas dificuldades profissionais e pessoais. O questionário incluiu dados sobre formação profissional, prática pedagógica e perfil socioeconômico e cultural. Conheça aqui o resultado da pesquisa.

notícias relacionadas