Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Turismo Histórico e Rural - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Turismo Histórico e Rural

Com uma bela paisagem natural e uma arquitetura centenária, a cidade imperial de Vassouras e Vale do Café têm potencial para formarem um grande pólo turístico do Estado do Rio de Janeiro. Por meio de parcerias, o Instituto São Fernando contribui para intensificar as visitas ao Vale do Café, integrar as cidades vizinhas e gerar mais renda para seus habitantes.

O ISF é fundador, incentivador e membro atuante do Instituto Preservale, que promove o turismo sustentável na região e a restauração de seu patrimônio histórico e cultural. As iniciativas do Preservale incluem livros e vídeos com informações históricas e ambientais sobre o Vale do Café e um projeto para preservação da Fazenda Santo Antônio do Paiol, com apoio da Pequena Ordem da Divina Providência e consultoria técnica do Centro de Documentação Histórica, da Fundação Dom André Arcoverde (Valença) e da Secretaria de Cultura e Turismo de Valença. O CEDAC também desenvolveu o projeto Almanaque, que conta sobre a história da cidade através de seus moradores.

Escopo

Por meio de um convênio com a Turihab (Turismo de Habitação), de Portugal, o Preservale firmou um intercâmbio com programas institucionais da União Européia para desenvolvimento do turismo cultural na região rural. O Preservale também promove um programa de treinamento e formação em turismo cultural, oferecido a proprietários de fazendas abertas à visitação, órgãos públicos, empreendedores e administradores de bens históricos e naturais.

O ISF e o Preservale se uniram ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a prefeituras e outras instituições no Projeto de Turismo da Região do Vale do Café. O objetivo do projeto é fortalecer a região como destino turístico sustentável, promovendo seu desenvolvimento econômico e social, bem como a preservação de seu patrimônio cultural e ambiental. O projeto tem como público alvo os empreendimentos relacionados ao turismo da região, como fazendas históricas, hotéis e restaurantes.

Outra ação em prol do desenvolvimento turístico da região apoiada pelo ISF é o Festival Vale do Café, que desde 2003 atrai anualmente milhares de visitantes em busca de apresentações de música instrumental, sempre na segunda quinzena do mês de julho. Os shows acontecem em fazendas, igrejas e praças públicas. O festival representa também uma iniciativa educacional, oferecendo palestras e oficinas de instrumentos a moradores e turistas, inclusive por meio de bolsas.

notícias relacionadas