Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Curso ensina agricultura orgânica a produtores - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Notícias

08.12.2008.Agroecologia

Curso ensina agricultura orgânica a produtores

Dispostos a produzir alimentos mais saudáveis, quinze agricultores do Vale do Paraíba estão participando em Vassouras do Curso de Agricultura Orgânica, que aborda desde práticas de produção e manejo até comercialização de produtos orgânicos. A iniciativa reúne o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto São Fernando (ISF), o Sindicato Rural de Vassouras, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Banco do Brasil, com coordenação da empresa de consultoria Agrosuisse.

Com duração de quatro semanas, o curso foi iniciado no dia 14 de novembro. Uma vez por semana, pequenos e médios produtores, além de funcionários de fazendas e agricultores familiares, reúnem-se das 8h às 18h na Fazenda São Fernando, sede do ISF, para aprender, por exemplo, a identificar as espécies de plantas que se adaptam melhor ao tipo de solo da região, bem como o local apropriado para cada tipo de plantio.

Os participantes do curso aprendem ainda a fazer adubo orgânico de qualidade, com base em materiais existentes em suas propriedades; a preparar o terreno observando técnicas de agronomia e medidas de controle de erosão; e a trabalhar respeitando as legislações estadual, brasileira e internacional.

Taila Guimarães, da Agrosuisse, empresa que é parceira técnica do ISF, explica que o programa do curso está direcionado principalmente a produtores rurais que não entendem o que é agricultura orgânica. A maioria dos participantes nunca teve contato com agricultura orgânica”, diz ela. “Nosso objetivo é também inseri-los no movimento orgânico da região”.

Nesse movimento, destaca-se o projeto Orgânicos do Vale, desenvolvido pelo ISF desde 2005. Pioneiro na região, o projeto reúne 13 agricultores, cujos produtos são comercializados numa feira que acontece todo sábado em Vassouras e por meio de cestas entregues em domicílio, em Vassouras e na cidade do Rio de Janeiro. São produtos mais saudáveis para quem produz, para quem consome e para o meio ambiente.

Agricultor que no ano passado produziu 40 mil caixas de tomate em Vassouras, Valdenir Vagas conta que decidiu participar do curso por perceber que a agricultura orgânica é uma boa alternativa para a crise na agricultura convencional. “O produtor precisa passar por uma mudança. A agricultura convencional não está tendo retorno”, diz ele.

Já Odeli Alves Inácio, também produtor em Vassouras, lembrou que os insumos da agricultura convencional, além de prejudiciais à saúde, são caros. “Este é um curso que eu desejava fazer, mas ainda não tinha tido oportunidade”, comentou ele. “A agricultura está mudando e temos que acompanhar essa mudança. Vamos produzir melhor e ainda beneficiar a população”, acrescentou.

Para Carlos Gilson dos Santos, o objetivo de fazer o curso é mais educacional. Funcionário da Escola Municipal Abel Machado, em Vassouras, ele afirmou: “Espero passar para os alunos o que eu aprender aqui.” A escola cultiva uma horta orgânica, através do projeto Meio Ambiente – Adubo e Horta Orgânica, que já é conhecido internacionalmente. Ao participar de um intercâmbio entre escolas de vários países, a Abel Machado divulgou seu projeto, que acabou sendo adotado por uma escola australiana.


Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *