Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Festas integram Orgânicos do Vale a Vassouras - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Notícias

11.08.2008.Agroecologia

Festas integram Orgânicos do Vale a Vassouras

Provando que está cada vez mais integrado a Vassouras, o projeto Orgânicos do Vale, do Instituto São Fernando, teve participação marcante em dois grande eventos ocorridos recentemente na cidade imperial: o Festival Vale do Café e a Feira de Produtores Rurais.

Durante o período da sexta edição do festival – de 16 a 27 de julho de 2008 – a Feira Orgânicos do Vale aconteceu em três dias consecutivos (sexta-feira, sábado e domingo), durante as duas semanas, e não apenas aos sábados, como costuma acontecer. Com isso, a feira – na Praça Eufrásia Teixeira Leite, no centro de Vassouras – tornou-se uma atração a mais para centenas de visitantes que foram à cidade em busca de boa musica instrumental.

“A intenção de divulgar o projeto Orgânicos do Vale foi atingida. A receptividade foi excelente”, declarou a engenheira agrônoma Nilsa Luzzi, consultora da Agrosuisse que esteve em Vassouras para o evento e constatou que a feira atingiu um público maior. Nilsa lembrou que a feira foi divulgada inclusive no folder do Festival Vale do Café.

Empresa de consultoria, a Agrosuisse é o parceiro técnico do ISF no projeto que visa a produzir alimentos mais saudáveis e gerar renda para o trabalhador do campo. A Agrosuisse oferece assistência técnica aos produtores rurais e desenvolve um plano de negócios que inclui a abertura de novos mercados para os produtos Orgânicos do Vale.

Nilsa observou que para dezenas de moradores de Vassouras, tornou-se um hábito ir à feira no sábado, em busca de produtos sem agrotóxicos. Lembrou ainda que a variedade de alimentos orgânicos cultivados na região está aumentando e que o programa já fornece produtos para nove restaurantes locais e um hotel.

Outro passo importante para a difusão do Orgânicos do Vale na região foi a presença de um estande do projeto na Festa do Produtor Rural, que aconteceu no dia 27 de julho, em Vassouras, em comemoração ao Dia do Produtor Rural (25 de julho). Promovida pela prefeitura, a festa faz parte do calendário da cidade e a cada ano acontece em um distrito. Este ano, aconteceu em Massambará, onde fica a Fazenda São Fernando, sede do ISF.

No estande do Orgânicos do Vale, havia um mural de fotos do programa, além de banners com informações sobre o projeto e os benefícios dos alimentos orgânicos. Desse modo, as informações chegaram diretamente aos produtores rurais e suas famílias, que participaram da festa.

O secretário municipal de Agricultura de Vassouras, Bruno Cesar Ribeiro da Silva Oliveira, afirmou que a participação do Orgânicos do Vale na festa teve destaque. “Aos poucos os produtores rurais da região começam a se interessar mais pelos alimentos orgânicos e a entender a importância deles não só para a saúde, mas para o meio ambiente”, disse ele, contando que, durante a festa, foi abordado por pessoas interessadas no projeto.


Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *