Uma feira de produtos orgânicos, uma oficina de culinária, visitas técnicas a hortas e palestras foram eventos que movimentaram as cidades de Vassouras e Valença durante a I Semana de Alimentos Orgânicos da Região do Médio Paraíba, entre os dias 26 de maio e 1º de junho de 2008. Promovida há cinco anos pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esta foi a primeira vez que a Semana dos Alimentos Orgânicos aconteceu em Vassouras e Valença, com apoio do Instituto São Fernando e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “O objetivo é formar mercado e consumidores conscientes, apresentando à comunidade uma gama diversa de alimentos orgânicos”, disse Deborah Levinson, superintendente do ISF.
O sucesso da oficina de culinária de soja oferecida pelo ISF às merendeiras e profissionais de restaurantes locais foi absoluto: havia vagas para 20 participantes, mas apareceram 39 pessoas interessadas. Nas palestras, biólogos, engenheiros e outros especialistas discutiram assuntos como segurança de alimentos no campo, linhas de crédito rural, contaminação por agrotóxicos, homeopatia veterinária e equilíbrio do solo para controle de pragas e doenças.
O evento contou ainda com um circuito gastronômico, em que restaurantes da região ofereceram pratos preparados com alimentos orgânicos. A semana foi encerrada com a Feira Orgânicos do Vale, na Praça Eufrásia Teixeira Leite, no centro de Vassouras. Nove produtores da rede Orgânicos do Vale montaram barracas de bambu com tabuleiros de alumínio reciclado e venderam – a preços de produtos não orgânicos – quase a totalidade de seus produtos, que incluíam hortaliças, frutas, legumes, farinhas, bolos e geléias. Para orientar os consumidores, três banners apresentavam informações sobre as vantagens e benefícios dos alimentos orgânicos e da agricultura orgânica. Sem substâncias químicas, os alimentos orgânicos são mais saborosos, trazem benefícios à saúde, protegem a qualidade da água e ajudam a recuperar a biodiversidade e conservar os recursos naturais.
A agricultura orgânica (agroecologia) se utiliza de controle biológico e natural, trabalha com diversos cultivos, não desgasta o solo, não contamina a água, não provoca erosão e não causa danos à saúde do trabalhador rural.