Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Projeto Orgânicos do Vale ganha associação - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Notícias

19.09.2008.Agroecologia

Projeto Orgânicos do Vale ganha associação

Os treze produtores do projeto Orgânicos do Vale deram um passo crucial no dia 19 de setembro ao aprovarem por unanimidade a criação da Associação Orgânicos do Vale. Ao constituírem uma figura jurídica para representá-los, os produtores buscam dar mais sustentabilidade ao projeto do Instituto São Fernando, bem como ampliá-lo, atraindo outros agricultores dispostos a cultivar alimentos mais saudáveis e que beneficiam o solo. A decisão foi tomada em reunião na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Vassouras.

“Demos um grande passo. Essa decisão foi um divisor de águas”, disse o diretor-presidente da nova associação, Marcos Antônio de Araújo Nogueira, gerente da Fazenda São Fernando. Segundo ele, a evolução do projeto levou à necessidade de criar uma figura jurídica para o grupo, até então representado pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Vassouras (Aciav). “Isso facilitará a adesão de outros produtores ao projeto. Além disso, o acesso à comercialização dos produtos e à compra de insumos será muito maior”, destacou Nogueira.

Para o diretor-presidente, a criação da Associação Orgânicos do Vale facilitará também o acesso à assistência técnica aos produtores e contribuirá para a difusão da agricultura orgânica na região. “Esta é uma agricultura que respeita o produtor, o meio ambiente e o consumidor”, enfatizou Nogueira.

Atualmente, a rede Orgânicos do Vale comercializa seus produtos numa feira que acontece todos os sábados no centro de Vassouras. Faz ainda entregas de cestas semanalmente em cerca de 50 domicílios do município e 20 na cidade do Rio de Janeiro. Com a criação da associação, Nogueira espera que até o início do ano que vem o número de entregas em domicílio suba para aproximadamente 80 em Vassouras e 40 no Rio.

Produtora agrícola e diretora-tesoureira da nova associação, Mariana Mendes Cronemberger disse que “para todo produtor, é muito bom formar uma associação, porque isso abre o mercado. Fica mais fácil conseguir as coisas, trocar idéias e receber assistência técnica.” Proprietária da Fazenda Floresta, em Miguel Pereira, Mariana ingressou no Orgânicos do Vale em março e logo se tornou uma ativa participante do projeto. “É muito mais fácil fazer as coisa em grupo. Isso só melhora nosso trabalho”, enfatizou.

Outro produtor de alimentos orgânicos entusiasmado com a iniciativa é Georgino Avelino Neto, da Fazenda Galo Vermelho, em Vassouras. Diretor-secretário da nova associação, ele afirma que a mudança representa “uma boa intenção acompanhada de uma ação”. Com a associação, disse Avelino, “você começa a ter corpo e cabeça. A cabeça é a comercialização, que é um dos grandes gargalos da atividade produtiva.”

Lembrando que Vassouras tem uma grande vocação para a horticultura, Avelino assinalou que a Associação Orgânicos do Vale “fortalece uma futura identidade da região, e com uma atividade altamente benéfica.” Para ele, “é muito bom reunir um grupo com uma tendência a crescer, buscando uma identidade e abrindo novos horizontes para a utilização da terra”.

Iniciado em 2005 na região de Vassouras, o Orgânicos do Vale visa a produzir alimentos mais saudáveis, preservar a natureza e gerar renda para o trabalhador no campo. No projeto, o ISF tem como parceiros o Sebrae, o Programa Empreender da Aciav, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Enbrapa) e a Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj). Além disso, conta com a empresa de consultoria Agrosuisse para traçar estratégias e oferecer assistência técnica aos produtores.


Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *