Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Colônia de Férias diverte e educa 73 crianças - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Notícias

28.08.2008.Educação

Colônia de Férias diverte e educa 73 crianças

Para 73 crianças da região do município de Vassouras, as férias de 2008 ficarão na lembrança como um período em que tiveram a oportunidade de descobrir novas atividades enriquecedoras, além de se divertir muito. Com idades entre 3 e 15 anos, elas freqüentaram a Colônia de Férias Fazenda São Fernando, de 27 a 31 de julho. Durante esses cinco dias, participaram de uma série de oficinas, atividades recreativas e chegaram a produzir um jornalzinho sobre a própria colônia.

A segunda edição da colônia mostrou o sucesso da iniciativa do Instituto São Fernando: além de a fazenda receber um número maior de participantes, todas as 43 crianças que haviam participado da primeira edição, em 2007, voltaram este ano.

“As crianças demonstraram muito interesse”, disse a coordenadora da colônia, Jane Meri Motta Soares, orientadora educacional e pedagógica do Programa de Integração pela Música (PIM), que tem o apoio do ISF. “Elas não costumam ter muitas opções de lazer e tiveram contato com coisas às quais não estão acostumadas em seu dia-a-dia.”

As crianças participaram de oficinas de marcenaria, desenho, pintura, artesanato, culinária, violino, coral e percussão com instrumentos de lata reciclada. Divertiram-se também com uma contadora de histórias, futebol, vôlei e vários jogos e brincadeiras coletivas. Houve ainda plantio de árvores: cada uma delas plantou um ipê.

“Elas vibraram muito também com o jornal”, observou gerente da Fazenda São Fernando, Marcos Antônio de Araújo Nogueira, contando que a garotada pôde escrever textos, escolher fotos e montar o tablóide de seis páginas, cujo nome – “Jornal da Colônia” – foi escolhido por votação.

A colônia contou com 15 monitores, incluindo dois professores da rede municipal de ensino e músicos do PIM. As atividades tinham início às 8h e só terminavam às 17h. Ao fim dos cinco dias, as crianças receberam um certificado de participação.

“O acesso à informação, à educação e à cultura é fundamental. Esse é grande diferencial da colônia”, disse o gerente da Fazenda São Fernando, lembrando que dez das crianças participantes eram integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do governo federal. Já a coordenadora da colônia ressaltou a importância de dar essa oportunidade às crianças e comentou: “Algumas delas disseram que se não estivessem ali estariam em casa sem fazer nada, ou trabalhando.”


Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *