Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Concursos premiam estudantes de Vassouras - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Notícias

11.11.2008.Educação

Concursos premiam estudantes de Vassouras

Estudantes de escolas municipais de Vassouras vibraram com os resultados de três recentes concursos estudantis. E com bons motivos. Nada menos que 14 alunos foram premiados, animando os estudantes do município a participar de competições desse tipo. A secretária de Educação, Esporte e Lazer de Vassouras, Rosane de Barros Alves Gilson, atribuiu os bons resultados em parte ao incentivo que as escolas vêm recebendo do Instituto São Fernando, por meio de programas educacionais.

Seis estudantes de escolas municipais de Vassouras foram premiados no Concurso de Redação sobre Machado de Assis, promovido na cidade pela Universidade Severino Sombra. Cinco deles são da Escola Municipal Deputado José Bento Martins Barbosa: Camila Ferreira, Sheila Evelin de Castilho, Mayara da Silva de Paula, Creise Damiana Marinho José e Elen Clara Gorito Diogo. A sexta vencedora foi Luciana da Silva Cardoso, da Escola Municipal José Carlos Vaz de Miranda.

Aluno da Escola Municipal Pedro de Alcântara Real, na zona rural de Vassouras, Giliard da Rosa Ribeiro, de 10 anos, foi um dos cinco vencedores do concurso de desenhos “Se eu fosse prefeito da minha cidade…”, promovido pela TV Rio Sul, em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro). Giliard concorreu com estudantes de dezenas de escolas de municípios do Sul Fluminense. “Foi uma surpresa. Fiquei muito contente”, disse o menino.

Dirigido a estudantes com idades entre 6 e 15 anos, o concurso desafiava as crianças a desenhar a cidade que construiriam caso fossem eleitos prefeito. Giliard fez bonito, e o prêmio acabou se estendendo a todas as crianças de sua turma, convidadas pela TV Rio Sul para um passeio no SESI da cidade de Três Rios. “Ele ficou muito feliz e animou a escola toda a participar do novo concurso”, contou a secretária Rosane.

Promovido pela própria Secretaria de Educação e destinado a estudantes do município, esse novo concurso teve como tema “Vassouras faz aniversário e quem ganha o presente é você”. Os objetivos foram integrar as escolas, divulgar o aniversário da cidade (29 de setembro) e sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da Educação Fiscal (voltada para a consciência da cidadania).

O concurso premiou os autores dos melhores desenhos, poemas e redações com aparelhos de DVD doados pela Receita Federal. Um poema de Marcela Gonçalvez Diogo, da Escola Municipal Deputado José Bento Martins Barbosa, foi o vencedor na categoria “Vassouras é poesia” (crianças de 9 e 10 anos). Já Isis Gabriela, da mesma escola, teve sua redação premiada na categoria “Meu amor por Vassouras” (11 e 12 anos). Por sua vez, Ana Carolina Martins Ishizaka, da Escola Municipal Sebastião dos Ferreiros, foi a vencedora na categoria de redação “Memórias de minha infância” (13 e 14 anos); e Mayara dos Santos de Paula, da Escola Municipal José Bento Martins Barbosa, na categoria de redação “Eu posso melhorar minha cidade” (15 anos ou mais). Entre os desenhos inscritos na categoria “Vassouras pelos olhos de um artista”, os premiados foram os de Ítalo Feijó Gomes, Jônatas Teixeira Lopes Castilho e Cleiton de Castilho Vargas, todos três da Escola Municipal de Alcântara Leal.

Rosane ressaltou que essas competições são importantes por levarem os estudantes a fazer pesquisas e buscar informações sobre assuntos que estão além do que aprendem na sala de aula. Segundo a secretária, a realização de ateliês de arte, com apoio do ISF, tem despertado em alunos o interesse pela arte. Da mesma forma, o projeto Comunidade de Leitores, também apoiado pelo ISF, estimula as crianças a ler e escrever. “Nosso objetivo é incentivar as crianças a participar desses concursos, porque temos muitos talentos. Se acreditarmos que elas são capazes de alçar vôos, elas conseguirão bons resultados”, disse ela.

A secretária citou como exemplo de bons resultados a participação de Vassouras na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Austronáutica, realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, pela Agência Espacial Brasileira e por Furnas Centrais Elétrica S/A. No evento, estudantes dos níveis fundamental e médio testam seus conhecimentos de astronomia e astronáutica em provas para quatro níveis. No primeiro ano em que participou desse concurso nacional, 2006, Vassouras recebeu uma medalha de bronze. Em 2007, o resultado foi bem mais animador: nada menos que 12 medalhas, incluindo bronze, prata e o primeiro ouro do município, vindo da pequena Escola Municipal Sagrada Família de Nazaré, em Andrade Costa, na zona rural.


Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *