Instituto São Fernando

Notícias

12.08.2009.Educação

Correção de Fluxo: uma nova proposta de política educacional para o município de Vassouras

Foi iniciado em fevereiro de 2009 o planejamento do projeto Correção de Fluxo, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação do município de Vassouras, o Instituto São Fernando e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O objetivo do projeto é diminuir o alto índice de alunos em defasagem idade-série, buscando diminuir os índices de repetência e evasão escolar.

Este projeto é um esforço importante e necessário para complementar a Política Educacional dos projetos de Formação Continuada de educadores e Turmas de Apoio, uma vez que, tendo preparado os professores e corrigido as distorções emergenciais de alfabetização, é necessário restabelecer a série de acordo com as idades dos alunos. Com estes três projetos será possível estancar os maus índices de educação do município de Vassouras no longo prazo. Segundo a educadora Elaine Ana Ferreira, muitos conteúdos da escola formal precisam ser substituídos para que o projeto Correção de Fluxo se consolide, uma vez que receberá alunos com idade mais avançada.

Este debate vem sendo promovido desde o início do ano. Em 30 de março foi realizada a primeira visita do CENPEC ao município, a fim de discutir o projeto Correção de Fluxo com o Prefeito, a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Câmara de Vereadores e Coordenadoria Estadual de Educação (CEE). O ISF teve papel fundamental na mobilização deste encontro. Em 24 de junho houve uma segunda visita com representantes da SME e CEE, a fim de discutir em detalhes a metodologia do trabalho. Finalmente, nos dias 10 e 11 de setembro, a professora Vanda Noventa, do CENPEC, realizou reunião com gestores do município e equipes pedagógicas envolvidas.

Acompanhe em nosso site a evolução do projeto Correção de Fluxo.


Comentários

  1. Roseni - 16 de janeiro de 2010 @ 14:31

    gostei da ideia do projeto da correção de fluxo. Vivenciamos esses problemas em nosso municipio também. É possivel partilhar mais um pouco dessa linda experiencia me enviando o projeto ou atividades ?experiencias como essas sempre são bem vindas.
    abraços. Professora Roseni

Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *