O Instituto São Fernando iniciou suas atividades relacionadas ao Programa de Formação Continuada (FoCo) levando 19 educadores de Vassouras para conhecer o projeto Escola que Vale, na cidade mineira de Rio Piracicaba, no Vale do Aço. O projeto é realizado pelo Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), parceiro do ISF no FoCo.
A visita aconteceu nos dias 25 e 26 de abril de 2007, e serviu para professores e diretores de escolas avaliarem o potencial do FoCo. “Nosso objetivo era provocar um brilho nos olhos dos profissionais de educação em Vassouras”, disse Deborah Levinson, superintendente do ISF. Os educadores testemunharam o resultado das atividades do Escola que Vale.
Entre outras atividades, assistiram a palestras de seus colegas de profissão em Rio Piracicaba e conheceram a Casa do Professor, espaço de convivência com internet e biblioteca. “Nossa impressão foi muito boa”, disse Elaine Ana Ferreira, coordenadora de projetos da secretaria municipal de Educação de Vassouras. “Vimos como eles avançaram em aspectos como a alfabetização e a infra-estrutura das escolas. Há um ‘algo mais’ por lá que queremos reproduzir em Vassouras. A importância do estudo continuado ficou comprovada, assim como nossas possibilidades de avanço”. O “algo mais” foi apresentado pela secretária municipal de educação de Rio Piracicaba, Tatiana Cota.
Ao lado da coordenadora do projeto na cidade, Maria Eduarda Mayrink, Tatiana conversou com os visitantes e tirou suas dúvidas relacionadas às atividades do Escola que Vale, iniciadas há cinco anos. “Mostramos como foi a implementação por aqui”, disse ela. “Tivemos uma conversa aberta, pois os educadores queriam muito saber como funcionava o programa na prática e fizeram várias perguntas”. Respostas dadas, foram todos à Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães para conferir o projeto em funcionamento. “A partir daí pudemos ter um olhar diferente sobre nosso dia-a-dia”, afirmou Elaine Ana.
Os benefícios do Escola que Vale podem ser observados nas escolas de Rio Piracicaba. A rede de ensino da cidade está entre em as cinco melhores de Minas Gerais, de acordo com o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), do Ministério da Educação. Ao retornarem a Vassouras, os educadores transmitiram a seus colegas o que viram e aprenderam. Garantiram, assim, o tal brilho nos olhos de todos, bem como o desejo de fazer com que as escolas da cidade estejam entre as melhores do Estado do Rio.
O sucesso da visita a Rio Piracicaba levou o ISF a convidar a secretária Tatiana Cota e a coordenadora do Escola que Vale para ministrarem palestras a alunos da Universidade Severino Sombra, em Vassouras, e às equipes da secretaria municipal de Educação e da Coordenadoria Estadual de Educação local. As palestras foram realizadas no dia 5 de julho.