Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
ISF entrega certificados a participantes do FoCo - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Notícias

14.12.2007.Educação

ISF entrega certificados a participantes do FoCo

Autoridades na cerimônia.

Autoridades na cerimônia.

Professores, diretores e orientadores pedagógicos e educacionais das redes de ensino municipal e estadual do município de Vassouras receberam 192 certificados de participação no projeto Formação Continuada (FoCo), do Instituto São Fernando. A solenidade aconteceu em 13 de dezembro de 2007, no Colégio dos Santos Anjos, com a participação do prefeito Eurico Junior, da subsecretária estadual de Gestão da Educação, Lúcia Venina, e da secretária municipal de Educação, Rosane Gilson.

Rosane destacou: “A cerimônia foi importante para todos. É um sonho os professores fazerem cursos de capacitação continuada. O profissional só vai melhorar quando tiver cursos disponíveis e puder estudar. Senão, teremos professores e educadores com grande potencial, mas sem aproveitamento”.

Arte em oficina de professores

Arte em oficina de professores

Lúcia, por sua vez, enfatizou a importância da parceria entre as secretarias de educação e o ISF. Para a subsecretária, esta é a única solução para os problemas educacionais da região. Segundo ela, em 2008 a secretaria de Gestão estará ainda mais empenhada em tornar o projeto um sucesso.

É objetivo do FoCo melhorar a formação dos profissionais de ensino de Vassouras. O projeto oferece oficinas de gestão para diretores de escolas, bem como grupos de apoio pedagógico a orientadores. Os professores dispõem de ateliês de educação patrimonial e, assim como os alunos, participam de oficinas de arte.

As oficinas de gestão concederam 43 certificados; as de grupo de apoio, 38; as oficinas de arte, 55; e o ateliê, 56. Durante a cerimônia, foram exibidos trabalhos realizados em oficinas e ateliês, entre os quais um almanaque produzido pelos alunos. Também foram apresentadas pinturas e colagens, expostos depois em murais nas escolas.

Trabalhos de oficina de diretores.

Trabalhos de oficina de diretores.

A entrega dos certificados foi precedida de uma apresentação que permitiu aos profissionais de ensino conhecer os resultados alcançados pelas ações implementadas pelo ISF em 2007. Coordenadora do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), parceiro do ISF, Beatriz Cardoso ressaltou o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto FoCo. Já Deborah Levinson, superintendente do ISF, apresentou os objetivos da pesquisa “Escola, Escrita e Leitura em Vassouras”.

Realizada em parceria com a PUC-Rio, a pesquisa avaliou as condições do ensino fundamental na cidade, abrangendo desde as dificuldades dos alunos até a infra-estrutura das escolas das redes municipal e estadual. O resultado servirá para monitorar o desempenho do FoCo e para o planejamento das políticas públicas de ensino do município.

Tags:  

Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *