Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
ISF promove sessão de cinema para crianças - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Notícias

14.10.2007.Educação, Patrimônio Histórico

ISF promove sessão de cinema para crianças

Em comemoração ao Dia da Criança, o Instituto São Fernando promoveu uma sessão de cinema gratuita para mais de cem alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro e de Vassouras. Os estudantes assistiram a Brasileirinho, documentário do finlandês Mika Kaurismaki que mostra como nasceu e sobrevive uma das maiores expressões musicais nacionais, o choro.

A exibição aconteceu no dia 13 de outubro de 2007, no Espaço de Cinema, em Botafogo, zona sul carioca, e demonstrou a viabilidade de integrar produções audiovisuais à educação. Muitos espectadores estavam pela primeira num cinema, e todos adoraram a experiência. Às 10h, as crianças e adolescentes chegaram de ônibus a Botafogo. Alguns não sabiam o que esperar. Outros estavam empolgados com a oportunidade de assistir a um filme sobre um gênero musical pelo qual começavam a se interessar. Isso porque muitos dos 46 alunos vindos de Vassouras haviam acabado de iniciar uma oficina de choro oferecida pelo Programa de Integração pela Música (PIM), que tem apoio do ISF. “Foi uma excelente coincidência”, comentou Célia Moreira, coordenadora do PIM. “Uma semana antes, havíamos dado nossa primeira aula de choro e recebido os primeiros cavaquinhos.

Todos estavam para lá de contentes por aprender com o filme e ver grandes artistas tocando músicas que seriam ensinadas a eles”. “Adorei ver Paulo Moura falando sobre choro”, disse Yuri Cassiano, de 17 anos. Entusiasmado com o filme, dias depois da exibição Yuri pegou seu clarinete, reuniu quatro amigos também integrantes do PIM e criou em Vassouras um grupo musical. Pouco depois da exibição de Brasileirinho, alguns jovens talentos musicais do PIM se apresentaram no Centro de Referência da Música Carioca, na Tijuca. Em Vassouras, foram realizadas oficinas musicais sobre o gênero, com direito a uma apresentação do PIM-Choro, com a participação de professores e outros alunos.

Desde então, as oficinas não pararam. “Eles começaram a estudar as músicas do filme e até tiveram a oportunidade de ter aulas com alguns personagens do filme”, contou Célia. Yuri destacou: “Maurício Carrilho nos ensinou muito”. Além da oficina de choro, o PIM tem uma orquestra, uma banda, um coral e oferece aulas de diversos instrumentos a “jovens de 6 a 80 anos”, como costuma dizer Célia.

Juntamente com os integrantes do PIM, assistiram à sessão de cinema 60 estudantes de escolas estaduais de ensino fundamental do Rio. Convidados pelo ISF, eles participam do projeto Entre Jovens, do Instituto Unibanco. Sônia Silva, coordenadora do projeto, elogiou a parceria entre as duas instituições e o trabalho do ISF. “O evento foi ótimo”, disse ela. “Os adolescentes adoraram a oportunidade de ver um filme de tamanha qualidade. Esperamos que esta seja a primeira de muitas parcerias”. Brasileirinho foi exibido no Festival de Berlim 2005 e entrou em cartaz no Rio em 2007.


Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *