Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Nova secretária reafirma parceria com ISF - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Notícias

08.04.2009.Educação

Nova secretária reafirma parceria com ISF

Ao abrir a Jornada Pedagógica, em reunião no dia 4 de fevereiro, a nova secretária de educação de Vassouras, Vânia Cristina de Mattos Baptista, apresentou em linhas gerais as diretrizes para o ano letivo que se inicia e reafirmou sua determinação a dar continuidade à parceria com o Instituto São Fernando. Vânia destacou a importância dos projetos do ISF para o desenvolvimento da educação no município.

A secretária lembrou que, como professora concursada, vem acompanhando e participando dos projetos do ISF em Vassouras. “O trabalho do ISF tem sido de grande importância”, disse ela. “Algo que sempre solicitamos foi um trabalho de formação junto aos professores, o que tem sido realizado”, acrescentou, referindo-se ao programa Formação Continuada (FoCo), do ISF, que dedica atenção especial à formação do corpo docente.

A secretária apresentou o corpo de educadores durante a reunião, da qual participaram Deborah Levinson, superintendente do ISF; Bia Cardoso coordenadora-geral do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), parceiro do ISF no FoCo; e Alícia Bonamino, diretora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Alicia apresentou os primeiros resultados de uma pesquisa realizada para o projeto Escola, Leitura e Escrita no Município de Vassouras, realizado em conjunto com o ISF. Os resultados apresentados traçam um perfil socioeconômico, cultural e pedagógico dos professores, além de diagnosticar suas percepções e práticas no ensino da leitura e da escrita.

A reunião contou também com a presença de diretores de escolas, membros da equipe técnica e orientadores pedagógicos e educacionais da Coordenação Estadual de Educação, bem como de representantes da Universidade Severino Sombra, em Vassouras.

Deborah Levinson manifestou boa expectativa em relação à nova gestão, no sentido de que novas ações do ISF sejam implementadas, permitindo “um salto de qualidade no rendimento dos alunos das escolas públicas de Vassouras”. A superintendente explicou que as ações formativas do ISF terão continuidade e serão realizadas em quatro frentes: formação em língua, gestão escolar, oficinas de arte e o Espaço do Educador.

No campo de formação de língua, as ações beneficiarão professores da educação infantil ao quinto ano. Além disso, os orientadores pedagógicos e educacionais estão trabalhando para a formação dos grupos de apoio e se tornarão coordenadores locais de língua para a formação continuada dos professores.

No campo de gestão escolar, as ações compreendem quatro áreas: formação de diretores e vice-diretores, formação do trio gestor (diretor, vice e orientador), formação coordenadora local de diretores e articulação de redes formativas na rede escolar juntamente com as equipes técnicas da secretaria municipal e da coordenadoria estadual. A formação de diretores e vice-diretores inclui a manutenção de ações institucionais nos espaços escolares como ambientes de aprendizagem, o projeto Comunidade de Leitores e o acompanhamento do índice de aprendizagem dos alunos.

O ISF também continuará a promover o Espaço do Educador como local para formação dos educadores, abrindo-o inclusive para outras ações da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria Estadual. Outro objetivo do Espaço é fortalecer a comunidade de leitores através da divulgação e disponibilização de seu acervo a educadores e da montagem de murais sobre autores, obras e indicações literárias. Também estão previstos cursos de informática para educadores e diversas ações culturais, tais como exposições de trabalhos de arte realizados nas oficinas de arte promovidas pelo ISF, sessões de filmes para educadores, saraus de alunos e rodas de leitura e contação de histórias.

Este ano, o ISF prosseguirá ainda com as oficinas de arte dirigidas a diretores-gestores, orientadores educacionais e professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, além das equipes técnicas das escolas.

A nova secretária de educação de Vassouras lembrou que já realizou projetos baseados em livros do Espaço do Educador e enfatizou os bons resultados das ações do ISF. “O educador em Vassouras tem evoluído e há estatísticas que provam isso”, disse. Vânia afirmou ainda que vários professores do município têm realizado bons projetos em sala de aula e que pretende premiá-los. Disse também que junto à Secretaria Estadual de Educação conseguiu uma piscina semi-olímpica para o Ciep Padre Salésio e um anfiteatro multimídia para o Colégio Santa Rita.

Tags:  

Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *