Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Palestra mobiliza educadores do município de Vassouras para a importância da avaliação contínua na promoção dos alunos - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Notícias

24.06.2009.Educação

Palestra mobiliza educadores do município de Vassouras para a importância da avaliação contínua na promoção dos alunos

Palestra mobiliza educadores do município de Vassouras

Palestra do professor Luis Carlos de Menezes

O Instituto São Fernando vem empreendendo diversas ações com o objetivo de melhorar os indicadores de Educação do município de Vassouras. Além dos projetos de Formação Continuada, Turmas de Apoio e Correção de Fluxo, estão sendo realizadas palestras com o objetivo de mobilizar os professores sobre importantes questões relacionadas à melhoria da Educação.

No dia 24 de junho de 2009, o Instituto promoveu na Universidade Severino Sombra uma palestra com o professor Luis Carlos de Menezes, especialista em Educação do Instituto de Física da USP e articulista da revista Nova Escola. Dentre os temas discutidos foram abordados a atuação e importância dos professores no ensino e a importância da avaliação para promoção dos alunos. Participaram do evento educadores das redes municipal e estadual de Vassouras, dentre os quais professores, orientadores, diretores, equipe técnica da Secretária Municipal e da Coordenadoria Estadual.

O objetivo da palestra foi sensibilizar o público presente através dos dados de reprovação e defasagem idade-série dos alunos em Vassouras, que revelam o estado atual da aprendizagem dos alunos. Roberta Panico, Coordenadora do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), relata que ainda existe nas redes uma cultura da reprovação, ou seja, a ideia de que escola boa e professor bom são aqueles que reprovam alunos e transferem a culpa do fracasso para os alunos e familiares. Jussara Pereira de Almeida, Diretora da Escola Municipal Prefeito Pedro Ivo da Costa, destacou na palestra a reflexão sobre a importância do projeto político-pedagógico: “A palestra nos fez questionar que escola somos e que escola queremos ser. Quando o aluno não aprende, a culpa não é do aluno ou do professor, é de todo o sistema”, destaca Jussara.

A reação dos participantes foi bastante positiva. Para a Secretária de Educação do município de Vassouras, Vânia Cristina Baptista, o ponto principal foi o formato do evento, uma conversa franca e aberta do palestrante com os professores, onde puderam trocar experiências. Denise Brandão da Silva, coordenadora da Secretaria de Educação, destacou como lição aprendida a importância da avaliação do aluno como um processo, e não meramente como uma nota ao final do período de ensino. Para tal, o professor deve atuar com conhecimento e acompanhamento do processo de aprendizagem, daí a importância do registro do desempenho do aluno durante as aulas, acompanhado de intervenções quando necessário. A professora Rute de Oliveira ressalta que não existe uma solução mágica. “Cabe ao professor, no dia a dia, dentro de sala com os alunos, criar soluções e compartilhar os aprendizados com os outros professores”, defende Rute.

Denise também destacou a importância de mudança de crença nos próprios professores, no sentido de incluir todos os alunos, evitando discriminações na forma de ensiná-los e avaliá-los. Célia Regina Sant’Anna, também coordenadora da Secretaria de Educação, relata a boa receptividade dos professores pela palestra, vindo ao encontro do trabalho realizado na Formação Continuada. Para a educadora Elaine Ana Ferreira, a palestra do professor Menezes enfatiza a responsabilidade dos professores com a aprendizagem das crianças, considerando seus diferentes perfis. É claro que existe o papel da família, mas a escola precisa compreender que precisa se preocupar em efetivar esta parceria e não culpabilizá-la.

O Instituto São Fernando tem consciência de que a palestra é apenas uma das estratégias, sendo necessárias outras ações, como a formação continuada de todos os professores, orientadores e diretores do município para a melhoria da aprendizagem dos alunos. As perspectivas esperadas são que os educadores se mobilizem e façam a diferença para reverter a situação vigente, se responsabilizando pela aprendizagem dos alunos e a melhoria dos indicadores da rede de ensino em Vassouras. A intenção do ISF é promover outras possibilidades de discussão entre os educadores de Vassouras e outros pensadores da Educação, e para o segundo semestre de 2009 já estão programadas mais duas palestras.


Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *