Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Redescobrindo Vassouras: como o projeto Foco aproximou a comunidade de sua história - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Notícias

12.01.2010.Educação

Redescobrindo Vassouras: como o projeto Foco aproximou a comunidade de sua história

Atividades do projeto FoCo

Atividades do projeto FoCo

Vários alunos do pré-escolar ao 5º ano da rede municipal começaram a conhecer o município de Vassouras através do projeto “Redescobrindo Vassouras”. Essas descobertas em sala de aula aconteceram em função do programa FOCO (Formação Continuada), promovido pelo Instituto São Fernando (ISF) em parceria com Prefeitura Municipal e o Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CEDAC). O programa desenvolve a formação dos professores através da atualização de conteúdos relacionados à Língua Portuguesa. O conteúdo das séries iniciais (até o 2º ano) aborda a aquisição do sistema alfabético de escrita. O conteúdo direcionado aos docentes do 3º, 4º e 5º ano, enfoca o ensino da ortografia e o desenvolvimento de habilidades de leitura dos alunos. Assim os professores utilizam a leitura como ferramenta para desenvolver o aprendizado dos alunos.

Atividades do projeto FoCo

Com o projeto “Redescobrindo Vassouras”, as aulas foram mais ricas, pois trabalharam a cultura local, proporcionando a oportunidade de descobrir e redescobrir a cidade, despertando assim o interesse dos alunos. O resultado é constatado no aprendizado dos alunos, que demonstram melhora em suas habilidades de leitura e escrita. No período que antecedeu as férias escolares, os alunos participantes do projeto “Redescobrindo Vassouras”. realizaram apresentações dos trabalhos que desenvolveram ao longo do semestre. Cada segmento desenvolveu um tipo de projeto que tinha como produtos finais: um livro, calendário e folder. Os projetos desenvolvidos foram:

  • Educação infantil e 1º anos – Livros de lendas da cidade
  • 2º ano: calendário 2010 com as festividades da cidade
  • 3º ano: Folheto turístico visite nossa cidade
  • 4º e 5º ano: livro das personalidades de Vassouras
Atividades do projeto FoCo

Atividades do projeto FoCo

O resultado foi muito positivo, tendo satisfeito os alunos, pais, professores e diretores envolvidos. A professora Adriana Brum Pereira, da Escola Thiago Costa, relatou que as crianças aprenderam muito com pesquisa, leitura, transcrição, e até mesmo com o passeio que fizeram para conhecer os pontos turísticos de Vassouras e assim comeram a produzir seus próprios textos.

“O projeto causou um impacto na comunidade, pois muitos conheciam Barra do Piraí mas desconheciam Vassouras. Até os pais dos alunos chegavam a escola e diziam: ─ Nossa. Vassouras é assim!”, comemora Tânia Marcia, Diretora da Escola Natalino de Melo.

Entre os dias 09 e 14 de dezembro as escolas reuniram seus alunos, pais e professores para apresentar as atividades feitas em sala de aula. De forma lúdica, ficou evidente que professores, alunos, pais e amigos estão aprendendo mais. O projeto Foco é uma das ações que o Instituto São Fernando apoia em Vassouras, e é apenas um dos seus exemplos de sucesso.

Márcia Helena Resende dos Santos
Analista de Educação

Tags:  

Comentários

  1. Silvana Nunes - 14 de março de 2010 @ 14:01

    Espetacular o trabalho. parabéns.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER… deseja uma boa semana para vocês.
    Gostaria de poder colocar alguma lenda sobre esta cidade que amo de paixão, poderiam ceder-me ?
    saudações Florestais !

  2. maria do socorro mendes pereira - 24 de maio de 2010 @ 22:06

    Lindo! Que beleza o ato de ensinar com pesquisas.

Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *