Instituto São Fernando

Notícias

29.06.2007.Educação

Secretário Estadual de Educação formaliza adesão ao FoCo

Nelson Maculan com os estudantes

Nelson Maculan com os estudantes

Em visita a Vassouras, o secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Nelson Maculan, assinou um protocolo de intenções que formalizou a adesão da rede estadual de ensino ao projeto Formação Continuada (FoCo). Implementado pelo Instituto São Fernando em parceria com o Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), o FoCo tem como objetivo melhorar a qualidade da educação no município de Vassouras. A assinatura do protocolo aconteceu no dia 28 de junho de 2007, no Paço Municipal. Antes da cerimônia, o secretário esteve na Universidade Severino Sombra, onflde fez uma palestra sobre “modelos de ensino na atualidade”.

Ronaldo Cezar Coelho e Maculan na cerimônia: marco e educação

Ronaldo Cezar Coelho e Maculan na cerimônia: marco e educação

Ele também visitou a Fazenda São Fernando, a escola municipal Abel Machado e o Instituto Estadual de Educação Tiago Costa. Participaram da solenidade o prefeito de Vassouras, Eurico Pinheiro Júnior; a subsecretária estadual de Gestão da Educação, Lúcia Venina; o presidente do ISF, Ronaldo Cezar Coelho; a superintendente do ISF, Deborah Levinson; e a coordenadora do Cedac, Bia Cardoso, além de secretários municipais de educação e diretores de escolas municipais e estaduais da região do Vale co Café. Maculan elogiou o FoCo: “É um trabalho piloto no qual Vassouras sai na frente”, disse.

Já o prefeito Eurico Júnior afirmou que o projeto será um marco na educação “não só de Vassouras, mas de todo o Médio- Paraíba”. Professores declararam que o ensino na região vai melhorar com o apoio do ISF. O presidente do ISF lembrou que o convênio entre o poder público e a sociedade civil é um compromisso de longo prazo, cujo objetivo é mudar a realidade do Vale do Café. “Por menor que seja o município, ele tem condições de ajudar o poder público, a sociedade, a comunidade e os empresários a atingir esse objetivo”, disse Ronaldo Cezar Coelho. “Queremos que nossa região seja conhecida no futuro como uma região de excelência na educação”.

Estudante se apresenta diante de Maculan e Ronaldo Cezar Coelho

Estudante se apresenta diante de Maculan e Ronaldo Cezar Coelho

Com uma abrangência inédita no país, por atender a escolas das redes de ensino municipal e estadual, o FoCo oferece treinamento a profissionais de educação. Professores participam de oficinas de arte; diretores, de oficinas de gestão escolar; e orientadores pedagógicos e educacionais formam grupos de apoio. O FoCo também promove ateliês de educação patrimonial para alunos do nono ano do ensino fundamental e se prepara para instalar o Espaço do Educador, local com biblioteca, sala para de debates, internet de banda larga, videoteca e ludoteca.

Tags:  

Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *