Warning: ob_start(): non-static method wpGoogleAnalytics::get_links() should not be called statically in /vhosts/institutosaofernando.org.br/www/adm/wp-content/plugins/wp-google-analytics/wp-google-analytics.php on line 259
Talents 2009: um Programa de Intercâmbio Social inovador - Instituto São Fernando

Instituto São Fernando

Notícias

10.09.2009.Institucional

Talents 2009: um Programa de Intercâmbio Social inovador

Talents 2009

Johnson, André Zollinger, Briana Swette, Guilherme Cezar Coelho, André Dametto, Max Branzburg

De junho a setembro de 2009 o Instituto São Fernando contou com o apoio de sete estudantes de universidades americanas, os Talents 2009. O objetivo do programa foi desenvolver técnica e gerencialmente os projetos do Instituto, através de práticas de benchmarking e planejamento. Cinco dos estudantes eram da Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), um de Berkeley (Califórnia, EUA) e um de Princeton (Filadélfia, EUA).

Dentre os principais resultados gerados nos projetos, destacam-se: o planejamento detalhado do Centro de Políticas Públicas, um dos projetos mais promissores do Instituto; a estruturação dos projetos de Vida Marinha, Reflorestamento e Agricultura Orgânica, que se referem ao Programa Agroecologia; e a análise quantitativa de dados dos alunos da rede municipal de Vassouras desde 2004. Para gerar estes resultados foi necessário o envolvimento direto dos Talents com as comunidades impactadas. Calvin Johnson, estudante de Berkeley, relata que precisou aprender o que estava acontecendo no projeto de Orgânicos e na indústria de agricultura na região de Vassouras. “Eu fui à cidade, falei com o gerente da associação, com associados, produtores convencionais, empresários da industria de agricultura convencional e com políticos”, afirma Calvin.

O projeto Talents 2009 foi marcado por seu caráter inovador, uma vez que o Instituto atuou na seleção de estudantes em instituições de primeira linha, na alocação dos mesmos nos projetos do portfólio de acordo com suas competências e interesses, no monitoramento dos resultados gerados e na avaliação final do projeto. Cada Talent teve a oportunidade de planejar e apresentar seus produtos em reuniões de acompanhamento. “Escrevi um relatório com informação específica e detalhada sobre as minhas idéias para o projeto, e com algumas sugestões estratégicas. Este relatório vai servir para informar os coordenadores do projeto dentro do ISF e os stakeholders fora do ISF também.”, explica Calvin.

Para proporcionar uma estada agradável aos participantes, o Instituto disponibilizou hospedagem em um agradável apartamento no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, além de ajuda de custo para gastos diários dos estudantes. Dentre as maiores surpresas apontadas pelos estudantes, destaca-se a grande estrutura de projetos que o Instituto gerencia, apesar de sua estrutura enxuta. Também apontam o idealismo da proposta do Instituto como um grande diferencial na atração de estudantes talentosos. Max Branzburg, estudante de Princeton, apontou que seu intercâmbio no ISF foi espetacular, principalmente em razão da visão ambiciosa dos líderes do ISF, os contatos que foram desenvolvidos e as metas que os projetos começaram a alcançar. Para mais detalhes técnicos do projeto, acesse o Projeto Talents.

O objetivo do Instituto São Fernando é sustentar os ganhos trazidos pelo Talents 2009, além de aumentar a diversidade dos estudantes envolvidos. Sendo assim, o projeto Talents 2010 mesclará estudantes de instituições brasileiras e estrangeiras. O processo seletivo para a segunda turma já está aberto. Os interessados devem encaminhar para o Instituto o currículo profissional e uma redação em língua portuguesa com o seguinte título: “Como eu posso apoiar o Instituto São Fernando a alcançar resultados cada vez melhores em seus projetos”. O e-mail de contato é: contato@institutosaofernando.org.br. Divulgue esta causa de talento.

Tags:  

Escreva um comentário

Seu e-mail nunca será compartilhado. Preencha os campos requisitados *