Instituto São Fernando

Notícias

30.07.2009.Educação

Colônia de Feras, um conceito inovador e de sucesso

Colônia de Feras, julho 2009

Participantes do Colônia de Feras 2009

Foi realizada entre 25 de julho a 30 de julho de 2009, em Sacra Família do Tinguá, no estado do Rio de Janeiro, a primeira versão da Colônia de Feras, uma colônia de férias inovadora, cujo principal objetivo foi criar uma nova forma de relação de jovens entre 14 a 17 anos com o saber. Para tal, a Colônia buscou unir entretenimento à criação de conhecimento. Sendo a diversidade marca do evento, houve também integração social entre estudantes provenientes de escolas públicas e privadas, em localidades distintas, desde a cidade do Rio de Janeiro até pequenas cidades do Vale do Paraíba.

O projeto é uma parceria entre o ISF e a Colônia Kinderland. Participaram 40 jovens dos municípios do Rio de Janeiro, Mendes, Paracambi, Vassouras, Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Pinheiral e Cuiabá, selecionados por mérito. Os jovens do interior vieram através das coordenadorias das escolas, a partir de um trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo ISF junto às Secretarias de Educação dos municípios. No município do Rio de Janeiro foi feito um trabalho de divulgação em escolas privadas e especializadas nas diversas áreas. O papel dos diretores dos colégios particulares também foi importante, pois receberam o ISF e convidaram seus alunos a conhecerem a proposta da Colônia. Desta forma, o evento conseguiu atingir alunos de diversas localidades e extratos sociais.

Após a pré-inscrição, todos foram avaliados pelos professores responsáveis pelas áreas: Fotografia, Dança, Informática, Música e Escrita. Estes professores são referência em suas áreas de atuação. Durante toda a Colônia, os jovens participaram das oficinas específicas de sua área de interesse, em duas sessões diárias de cerca de duas horas cada, e de outras atividades de lazer e estudo.

A diversidade da Colônia foi parabenizada também pelos pais dos alunos presentes. Noemi Kaplan, mãe de um participante, afirma que a colônia com certeza contribuiu com aspectos positivos para a formação de seu filho: vida em coletividade, convívio com diferenças e aprendizagem com prazer. Ela também torce que esta seja a primeira de muitas colônias, para que seus filhos possam multiplicar esta experiência para outros tantos que participarão da Colônia.

Segundo Ester Jablonski, Coordenadora da Colônia de Feras, o principal resultado foi a lição aprendida de que o modelo proposto, do ponto de vista conceitual, está correto. Durante a Colônia os jovens estiveram irmanados em um mesmo espírito de trabalho, solidários no esforço de fazer render ao máximo uma experiência vivida de maneira muito intensa e rica. Foi observada uma integração imediata entre os jovens, não tendo sido constatada nenhuma dificuldade, além de ser atingido o cumprimento de todos os compromissos e horários.

A Colônia foi uma parceria do Instituto São Fernando com a Colônia Kinderland. Enquanto o Instituto foi responsável pelo custeio das bolsas concedidas e gerenciamento do projeto, a Kinderland foi responsável por toda a logística do funcionamento operacional local, instalações, transporte e secretaria. A Colônia foi sendo montada e ajustada ao longo de todo o processo, e também será motivo de avaliação.

Ester apontou diversas perspectivas e aprendizados para as próximas colônias, tanto no que se refere à produção e funcionamento das colônias, quanto às possibilidades de estabelecimento e estreitamento das parcerias com as instituições de formação de jovens de diversas camadas sociais, de modo totalmente integrado, e valorizando o mérito e empenho pessoal.


24.06.2009.Educação

Palestra mobiliza educadores do município de Vassouras para a importância da avaliação contínua na promoção dos alunos

Palestra mobiliza educadores do município de Vassouras

Palestra do professor Luis Carlos de Menezes

O Instituto São Fernando vem empreendendo diversas ações com o objetivo de melhorar os indicadores de Educação do município de Vassouras. Além dos projetos de Formação Continuada, Turmas de Apoio e Correção de Fluxo, estão sendo realizadas palestras com o objetivo de mobilizar os professores sobre importantes questões relacionadas à melhoria da Educação.

No dia 24 de junho de 2009, o Instituto promoveu na Universidade Severino Sombra uma palestra com o professor Luis Carlos de Menezes, especialista em Educação do Instituto de Física da USP e articulista da revista Nova Escola. Dentre os temas discutidos foram abordados a atuação e importância dos professores no ensino e a importância da avaliação para promoção dos alunos. Participaram do evento educadores das redes municipal e estadual de Vassouras, dentre os quais professores, orientadores, diretores, equipe técnica da Secretária Municipal e da Coordenadoria Estadual.

O objetivo da palestra foi sensibilizar o público presente através dos dados de reprovação e defasagem idade-série dos alunos em Vassouras, que revelam o estado atual da aprendizagem dos alunos. Roberta Panico, Coordenadora do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), relata que ainda existe nas redes uma cultura da reprovação, ou seja, a ideia de que escola boa e professor bom são aqueles que reprovam alunos e transferem a culpa do fracasso para os alunos e familiares. Jussara Pereira de Almeida, Diretora da Escola Municipal Prefeito Pedro Ivo da Costa, destacou na palestra a reflexão sobre a importância do projeto político-pedagógico: “A palestra nos fez questionar que escola somos e que escola queremos ser. Quando o aluno não aprende, a culpa não é do aluno ou do professor, é de todo o sistema”, destaca Jussara.

A reação dos participantes foi bastante positiva. Para a Secretária de Educação do município de Vassouras, Vânia Cristina Baptista, o ponto principal foi o formato do evento, uma conversa franca e aberta do palestrante com os professores, onde puderam trocar experiências. Denise Brandão da Silva, coordenadora da Secretaria de Educação, destacou como lição aprendida a importância da avaliação do aluno como um processo, e não meramente como uma nota ao final do período de ensino. Para tal, o professor deve atuar com conhecimento e acompanhamento do processo de aprendizagem, daí a importância do registro do desempenho do aluno durante as aulas, acompanhado de intervenções quando necessário. A professora Rute de Oliveira ressalta que não existe uma solução mágica. “Cabe ao professor, no dia a dia, dentro de sala com os alunos, criar soluções e compartilhar os aprendizados com os outros professores”, defende Rute.

Denise também destacou a importância de mudança de crença nos próprios professores, no sentido de incluir todos os alunos, evitando discriminações na forma de ensiná-los e avaliá-los. Célia Regina Sant’Anna, também coordenadora da Secretaria de Educação, relata a boa receptividade dos professores pela palestra, vindo ao encontro do trabalho realizado na Formação Continuada. Para a educadora Elaine Ana Ferreira, a palestra do professor Menezes enfatiza a responsabilidade dos professores com a aprendizagem das crianças, considerando seus diferentes perfis. É claro que existe o papel da família, mas a escola precisa compreender que precisa se preocupar em efetivar esta parceria e não culpabilizá-la.

O Instituto São Fernando tem consciência de que a palestra é apenas uma das estratégias, sendo necessárias outras ações, como a formação continuada de todos os professores, orientadores e diretores do município para a melhoria da aprendizagem dos alunos. As perspectivas esperadas são que os educadores se mobilizem e façam a diferença para reverter a situação vigente, se responsabilizando pela aprendizagem dos alunos e a melhoria dos indicadores da rede de ensino em Vassouras. A intenção do ISF é promover outras possibilidades de discussão entre os educadores de Vassouras e outros pensadores da Educação, e para o segundo semestre de 2009 já estão programadas mais duas palestras.


05.06.2009.Educação

Colônia de Feras tem como referência as summer schools americanas

A Associação Kinderland e o Instituto São Fernando promovem, entre os dias 25 de julho e 2 de agosto, a primeira edição da Colônia de Feras. O evento será realizado em Sacra Família do Tinguá, no interior do estado do Rio de Janeiro, onde serão organizadas oficinas nas áreas de informática, escrita, fotografia, dança e música para jovens de 14 a 17 anos.

A Colônia de Feras é um evento de imersão educacional, no qual o foco principal será o desenvolvimento e, principalmente, o aperfeiçoamento de talentos e habilidades. Com uma equipe formada por profissionais de alto nível em suas áreas de atuação, a Colônia de Feras tem como referência o modelo de summer schools amplamente adotado nos Estados Unidos, adaptado à nossa realidade e às demandas atuais dos jovens.

O objetivo do evento – inédito no Brasil – é estabelecer um patamar mais avançado para cada um dos jovens participantes e despertar vocações, interesses. Em sua primeira edição, a Colônia de Feras servirá como protótipo para o desenvolvimento de um programa de formação de excelência em diversas áreas, que permita ao jovem buscar seu potencial máximo ao mesmo tempo em que desfruta de um espaço de natureza privilegiada, junto a outros jovens com formações sócio-culturais diferentes.

A proposta dará oportunidade de desenvolvimento técnico e pessoal a jovens que já possuam talentos e habilidades em áreas que se beneficiam de uma abordagem mais específica e personalizada. A imersão propiciada pelo espaço da Colônia Kinderland, em Sacra Família do Tinguá, os estimulará a explorar toda sua potencialidade.

Serão oferecidas também atividades lúdicas, esportivas e culturais, visando a integração de todos os participantes por meio de brincadeiras, shows e palestras. Ao final do período, serão apresentados os resultados do que foi desenvolvido em cada oficina e todos receberão certificado de conclusão.

Poderão participar jovens de 14 a 17 anos do ensino médio da rede pública e privada, a partir de pré-requisitos e entrevista presencial com o responsável da área escolhida.
Mais detalhes podem ser encontrados no site http://www.coloniadeferas.com.br.


08.04.2009.Educação

Pesquisa indica qualificação de professores

Nada menos que 75,7% dos professores do ensino fundamental de Vassouras possuem formação de ensino superior, metade deles tem renda familiar bruta superior a R$ 1.500 e 37,5% têm idade entre 30 e 39 anos – sendo que 29,3% têm menos de 30 anos. Esses dados constam dos resultados preliminares de uma pesquisa realizada para o projeto Escola, Leitura e Escrita no Município de Vassouras, uma parceria do Instituto São Fernando com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). São dados que sugerem um perfil de profissionais com qualificação e disposição para participar do programa Formação Continuada (FoCo), desenvolvido em Vassouras pelo ISF.

Coordenadora da pesquisa e diretora do Departamento de Educação da a PUC, a professora Alicia Bonamino explica que os resultados têm como base um questionário aplicado em 2008 a 185 professores participantes do FoCo. O objetivo do questionário é traçar o perfil socioeconômico, cultural e pedagógico dos professores, bem como diagnosticar suas percepções e práticas no ensino da leitura e da escrita.

Segundo Alicia, os dados do questionário mostram que somente 5,5% desses professores são do sexo masculino. “O magistério no ensino fundamental é uma carreira essencialmente feminina”, diz ela, ressaltando, porém, que “este não é um fenômeno especificamente brasileiro”.

A pesquisa mostra que a grande maioria (78,8%) dos professores fez curso superior em instituição privada, sendo que 42,2% cursaram pedagogia e 30,6%, licenciatura. Apenas 24,3% têm formação em ensino médio. Do total, 69% ainda não fizeram ou não concluíram pós-graduação e 27,7% fizeram cursos de pós-graduação.

Em relação à experiência profissional, a pesquisa mostra que 39,3% dos professores têm mais de 15 anos de magistério e que apenas 14,6% dos professores de Vassouras podem ser considerados novatos, ou sejam, têm até cinco anos de experiência. Oitenta por cento responderam que não exercem outra atividade remunerada. Metade dos professores trabalha em duas escolas e 50,8% trabalham mais de 40 horas semanais, o que indica uma sobrecarga.

Outro aspecto importante da pesquisa é o tema da adoção do livro didático de leitura e escrita como recurso pedagógico. O levantamento indica que 38,1% dos professores não adotam esse tipo de livro. Entre os que o adotam, apenas 8,2% o utilizam quase que diariamente. O livro didático é utilizado semanalmente por 26,1% dos professores e esporadicamente por 27,6%.

Dos professores que adotam o livro didático, a maioria tem menos de um ano de experiência com esse tipo de livro. Alicia comenta: “Este é um resultado importante em razão de que diversas pesquisas apontam que a utilização do livro didático colabora para a organização do trabalho escolar, direcionando-o para o processo de aprendizagem e contribuindo para uma maior clareza dos objetivos de ensino.”

A pesquisa revela ainda que 47,6% dos professores passam dever de casa para os alunos algumas vezes por semana e que apenas 18,9% fazem isso diariamente. Segundo Alicia, estudos indicam que “a ênfase em passar e corrigir dever de casa é um dos fatores que intervêm positivamente no desempenho dos alunos”. Apenas 2,5% dos professores praticam leitura de livros de literatura com os alunos duas ou mais vezes por mês, 44% o fazem de vez em quando e 6% nunca ou quase nunca.

Visando a acompanhar a evolução da qualidade da educação na cidade, o projeto Escola, Leitura e Escrita no Município de Vassouras tem dois objetivos: subsidiar o FoCo e avaliar a contribuição desse programa à adoção de novas práticas no ensino de leitura e escrita nas escolas públicas do ensino fundamental. Foi iniciado em 2007, com um diagnóstico de escolas que oferecem o terceiro e o sexto ano do ensino fundamental. Este ano, será feita nova avaliação em que os dados de 2007 servirão como base para caracterizar o desempenho dos alunos em leitura e escrita antes e depois da implementação dos cursos de formação de professores.

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08.04.2009.Educação

Nova secretária reafirma parceria com ISF

Ao abrir a Jornada Pedagógica, em reunião no dia 4 de fevereiro, a nova secretária de educação de Vassouras, Vânia Cristina de Mattos Baptista, apresentou em linhas gerais as diretrizes para o ano letivo que se inicia e reafirmou sua determinação a dar continuidade à parceria com o Instituto São Fernando. Vânia destacou a importância dos projetos do ISF para o desenvolvimento da educação no município.

A secretária lembrou que, como professora concursada, vem acompanhando e participando dos projetos do ISF em Vassouras. “O trabalho do ISF tem sido de grande importância”, disse ela. “Algo que sempre solicitamos foi um trabalho de formação junto aos professores, o que tem sido realizado”, acrescentou, referindo-se ao programa Formação Continuada (FoCo), do ISF, que dedica atenção especial à formação do corpo docente.

A secretária apresentou o corpo de educadores durante a reunião, da qual participaram Deborah Levinson, superintendente do ISF; Bia Cardoso coordenadora-geral do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), parceiro do ISF no FoCo; e Alícia Bonamino, diretora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Alicia apresentou os primeiros resultados de uma pesquisa realizada para o projeto Escola, Leitura e Escrita no Município de Vassouras, realizado em conjunto com o ISF. Os resultados apresentados traçam um perfil socioeconômico, cultural e pedagógico dos professores, além de diagnosticar suas percepções e práticas no ensino da leitura e da escrita.

A reunião contou também com a presença de diretores de escolas, membros da equipe técnica e orientadores pedagógicos e educacionais da Coordenação Estadual de Educação, bem como de representantes da Universidade Severino Sombra, em Vassouras.

Deborah Levinson manifestou boa expectativa em relação à nova gestão, no sentido de que novas ações do ISF sejam implementadas, permitindo “um salto de qualidade no rendimento dos alunos das escolas públicas de Vassouras”. A superintendente explicou que as ações formativas do ISF terão continuidade e serão realizadas em quatro frentes: formação em língua, gestão escolar, oficinas de arte e o Espaço do Educador.

No campo de formação de língua, as ações beneficiarão professores da educação infantil ao quinto ano. Além disso, os orientadores pedagógicos e educacionais estão trabalhando para a formação dos grupos de apoio e se tornarão coordenadores locais de língua para a formação continuada dos professores.

No campo de gestão escolar, as ações compreendem quatro áreas: formação de diretores e vice-diretores, formação do trio gestor (diretor, vice e orientador), formação coordenadora local de diretores e articulação de redes formativas na rede escolar juntamente com as equipes técnicas da secretaria municipal e da coordenadoria estadual. A formação de diretores e vice-diretores inclui a manutenção de ações institucionais nos espaços escolares como ambientes de aprendizagem, o projeto Comunidade de Leitores e o acompanhamento do índice de aprendizagem dos alunos.

O ISF também continuará a promover o Espaço do Educador como local para formação dos educadores, abrindo-o inclusive para outras ações da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria Estadual. Outro objetivo do Espaço é fortalecer a comunidade de leitores através da divulgação e disponibilização de seu acervo a educadores e da montagem de murais sobre autores, obras e indicações literárias. Também estão previstos cursos de informática para educadores e diversas ações culturais, tais como exposições de trabalhos de arte realizados nas oficinas de arte promovidas pelo ISF, sessões de filmes para educadores, saraus de alunos e rodas de leitura e contação de histórias.

Este ano, o ISF prosseguirá ainda com as oficinas de arte dirigidas a diretores-gestores, orientadores educacionais e professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, além das equipes técnicas das escolas.

A nova secretária de educação de Vassouras lembrou que já realizou projetos baseados em livros do Espaço do Educador e enfatizou os bons resultados das ações do ISF. “O educador em Vassouras tem evoluído e há estatísticas que provam isso”, disse. Vânia afirmou ainda que vários professores do município têm realizado bons projetos em sala de aula e que pretende premiá-los. Disse também que junto à Secretaria Estadual de Educação conseguiu uma piscina semi-olímpica para o Ciep Padre Salésio e um anfiteatro multimídia para o Colégio Santa Rita.

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28.12.2008.Educação

Entrega de certificados evidencia melhoria no ensino

Foi com a convicção de estar contribuindo para a melhoria do ensino em Vassouras que 370 educadores das redes municipal e estadual receberam, no dia 11 de dezembro, certificados de participação em oficinas do programa FoCo, desenvolvido pelo Instituto São Fernando. Durante a solenidade, no auditório da Universidade Severino Sombra, muitos deles manifestaram satisfação com os resultados do programa, que visa a estimular a formação continuada dos profissionais da educação, com impacto direto no aprendizado das crianças.

Para a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Rosane de Barros Alves Gilson, a solenidade representou a culminância de um processo que se estendeu por todo o ano, bem como um reconhecimento ao empenho dos educadores. “Para o município, é uma satisfação fazer esse projeto com o Instituto São Fernando, porque o FoCo vem permitindo uma capacitação específica dos educadores”, disse ela. “Estamos percebendo as mudanças na postura dos professores, na prática em sala de aula. As crianças estão gostando, as aulas estão melhorando”, ressaltou a secretária.

Durante o ano letivo de 2008, as oficinas do FoCo ofereceram formação nas áreas de gestão, língua portuguesa, artes e patrimônio histórico a diretores, orientadores educacionais e pedagógicos e professores da educação infantil, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nas escolas urbanas e rurais. Os certificados foram entregues a 320 educadores de escolas municipais e 50 de escolas estaduais.

Participaram da solenidade o presidente do ISF, Ronaldo Cezar Coelho e o prefeito eleito de Vassouras, Renan Vinicius Santos de Oliveira, entre outras autoridades. Na ocasião, educadores tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos em 2008 e relatar suas observações sobre a melhoria da aprendizagem, resultado do aumento do interesse e da motivação dos alunos.

O professor Gustavo Martins, da Escola Municipal Casa da Criança, considerou a oficina de língua portuguesa da qual participou “uma forma importante de atualização, de valorizar o trabalho dos professores e de melhorar a educação das crianças”. Martins afirmou que as sugestões dadas na oficina foram aplicadas nas turmas com sucesso. “Houve uma efetiva melhora no trabalho que fizemos”, disse ele. “O resultado foi profundamente positivo.”

Formadora de gestores do Cedac (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária), parceiro do ISF no FoCo, Márcia Cristina da Silva afirmou ter constatado mudanças significativas na prática de leitura em nas escolas de Vassouras. Ela lembrou que escolas tiveram iniciativas como montar salas de leitura, reorganizar bibliotecas e criar varais de poesia e murais para indicação de livros. “Essas são algumas mudanças no espaço físico, porém mais importante que isso é a mudança de atitude”, comentou Márcia. “As crianças passaram a ler mais nas escolas, os professores passaram a saber escolher melhor os livros e, em algumas escolas, até funcionários de serviços gerais passaram a ser leitores”, observou.

Márcia ressaltou ainda que diretores de escolas formaram um Clube de Leitores e que, ao fim do ano, a média anual de livros lidos por eles foi de 3,5, o que supera a média nacional de livros lidos por adultos no Brasil, inferior a 2. Além disso, foram formados os chamados pólos de diretores, que se reuniram periodicamente para estudar, discutir o desenvolvimento de projetos e fortalecer a parceria entre eles. “A minha avaliação final é de que temos uma equipe de diretores-gestores muito boa em Vassouras. Cada vez mais eles assumem o papel de facilitadores de formação nas escolas e responsáveis pelas articulações nas escolas com a comunidade”, disse ela.

Já Miriam Louise Sequerra, também formadora do Cedac, que atendeu ao grupo de orientadores educacionais e pedagógicos e também aos grupos de professores da educação infantil ao 5º ano, contou que durante o ano abordou conceitos relacionados à alfabetização inicial para instrumentalizar esses profissionais no apoio aos professores de séries iniciais. “Outro objetivo desse trabalho foi criar condições para formar grupos de apoio nas escolas, considerados necessários devido ao índice alto de retenções, principalmente nos primeiros anos”, disse ela. Iniciado em 2007, seu trabalho em 2008 passou a incluir professores, organizados em duas ações formativas, uma delas voltada para a alfabetização inicial e outra para o ensino e aprendizagem de ortografia. “Em cada encontro, lemos textos, discutimos e planejamos atividades, trocamos e aprendemos uns com os outros”, afirmou Miriam.

Em 2007, o ISF propôs à Prefeitura de Vassouras e à Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro uma parceria de cinco anos para levar o FoCo adiante nas escolas municipais e estaduais. A resposta positiva dos educadores permitiu ao ISF ampliar suas atividades em 2008. Animada com os resultados, a secretária de Educação de Vassouras comentou: “Daqui a alguns anos, vamos olhar para trás e ver toda essa evolução. A tendência é melhorar cada vez mais.”

A solenidade de entrega de certificados foi noticiada pela TV Rio Sul, afiliada à Rede Globo que cobre as regiões Sul Fluminense e Centro-Sul Fluminense. Veja a reportagem no vídeo abaixo.

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